O fortalecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC), a inclusão de empresas de menor porte no comércio internacional, a promoção de uma agenda sustentável e a discussão sobre barreiras protecionistas foram destaques da participação brasileira na reunião de ministros de Comércio do G20, encerrada na sexta-feira (25/9) em Jaipur, na Índia.
O Brasil assume a presidência do G20 em 2024, quando deve intensificar o debate sobre esses temas. No encontro de Jaipur, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) foi representado pelo secretário executivo da pasta, Márcio Elias Rosa, que chefiou a delegação. Ele defendeu as posições brasileiras também nas conversas bilaterais com representantes de diversos países e na reunião com o B20 – fórum empresarial realizado após o governamental, em Nova Delhi.
Nos encontros, foram reafirmados os compromissos do Brasil com o desmatamento zero até 2030 e a neutralidade na emissão de carbono até 2050. A transição energética e o potencial do Brasil nessa área foram temas recorrentes nas conversas, já que o país possui grande potencial para atração de investimentos que demandam energia limpa. “O Brasil oferece hoje estabilidade política e perspectivas concretas de crescimento”, afirmou Elias Rosa ao jornal Valor Econômico.
Ele também reforçou a necessidade de maior debate sobre o protecionismo. “É preciso discutir seriamente a constituição de barreiras ao comércio e medidas protecionistas. Não basta anunciar que a medida tem objetivo ambiental.”
Setor privado
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) mobilizou o setor privado brasileiro para o encontro com o B20. “A participação do setor privado é fundamental para o sucesso do G20 na área do comércio internacional”, destacou a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, que fez parte da delegação brasileira na Índia. Ela ressaltou a boa receptividade das teses brasileiras nos dois fóruns.
Encerrando as agendas bilaterais, Elias Rosa reuniu-se na sexta-feira com o vice-ministro de Comércio da Austrália, Tim Ayres, e com o ministro de Comércio dos Emirados Árabes Unidos, Thani Ahmed Al Zeyoudi, com quem tratou de investimentos no Brasil e da próxima Conferência Ministerial da OMC, que será realizada em Abu Dhabi.
Sobre a participação do Brasil na reunião do G20, o secretário executivo destacou ainda entendimentos sobre temas como digitalização de operações, no qual o Brasil tem promovido avanços em várias áreas, entre elas o Portal Único do Comércio Exterior.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.