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NOTÍCIAS

ABIMDE encerra participação na Euronaval 2024

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) encerrou sua participação na Euronaval 2024, realizada de 4 a 7 de novembro, no centro de exposições Paris Nord Villepinte, próximo a Paris. À frente do Espaço Brasil, iniciativa em...

F-39E Gripen demonstra capacidades avançadas na CRUZEX

Os voos sobre o território inimigo simulado são os mais complexos no contexto do exercício que acontece na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte Destruir, interromper ou limitar a aviação militar inimiga: esses são os objetivos da contraposição aérea ofensiva...

Mais de 4 mil militares se mobilizam para o maior exercício militar do Nordeste

Começou nesta semana a Operação Guararapes 2024, o mais importante exercício militar do Nordeste brasileiro. A operação envolve mais de 4 mil militares da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. A operação destina-se a...

Operação Centauro encerra competição de Viatura Blindada Cascavel

O 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado recebeu a segunda fase da Operação Centauro com foco no emprego da Viatura Blindada de Reconhecimento Cascavel. Entre os dias 4 e 8 de novembro, equipes dos Comandos Militares do Leste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste participaram...

Alckmin defende desburocratização em nome da eficiência econômica em Congresso de Direito Tributário e Aduaneiro

O programa Acredita Exportação, o Portal Único e a licença Flex foram citadas como iniciativas para diminuir a burocracia e incentivar o crescimento econômico A Receita Federal promoveu nesta quinta-feira (7) o início do II Congresso de Direito Tributário e Aduaneiro,...

EMGEPRON conduz parcerias para uso de fontes de energias renováveis pela Marinha do Brasil

Ação está ligada ao Programa Energia Naval que reduz o consumo de energia nas Organizações Militares e amplia o uso de energia renovável A Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) celebrou contratos com as empresas vencedoras dos certames para distribuição...

AMAN realiza manobra escolar com mais de 2 mil militares

Desde o dia 28 de outubro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) coordena a tradicional Manobra Escolar, com previsão de encerramento do exercício no próximo dia 8 de novembro. Nessa edição, o exercício no terreno reúne mais de 2.000 militares, além de 300...

Missões de caça marcam 9ª Edição da CRUZEX

Durante o exercício, FAB apresentou o poder de seu novo caça, o F-39 Gripen, em missões de combate aéreo internacional Alarme aéreo avançado, ataque ao solo, reabastecimento em voo, patrulha aérea de combate, escolta, varredura, lançamento de cargas e pessoal, dentre...

Saab oferece nova capacidade autônoma para embarcações navais

Saab apresenta o Autonomous Ocean Core, um sistema de controle autônomo pronto para uso que oferece recursos de autonomia para plataformas navais de superfície e subsuperfície em missões militares e civis. O Autonomous Ocean Core é um sistema de controle independente...

Companhia Brasileira de Cartuchos lança carabina de pressão Nitro Force

A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), líder mundial em munições e tradicional fabricante de armas longas, anunciou na terça-feira (05.nov.2024), o lançamento da carabina de pressão Nitro Force. A novidade chega para renovar o portfólio de produtos CBC, trazendo a...
Aeronaves da Marinha já realizaram cerca de 5 mil horas de voo no continente gelado

O Brasil está presente na Antártica desde 1982, quando iniciou o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), programa de Estado que objetiva a promoção da pesquisa científica no continente gelado, garantindo ao País a condição de membro consultivo do Tratado da Antártica. Para viabilizar o trabalho realizado pelos cientistas, a Marinha do Brasil (MB) executa a Operação Antártica (OPERANTAR), que envolve, além de militares e navios, aeronaves do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Marinha (HU-1).

Conhecidas como “águias”, as aeronaves prestam apoio logístico móvel, transportando pessoal e material entre os navios antárticos e os locais pretendidos pelos cientistas para a coleta de dados. Já são cerca de 5 mil horas de voo realizadas.

Como explica o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto, além do apoio logístico, os aviadores navais atuam em outras atividades. “Os voos incluem reconhecimento de campo de gelo, facilitando a navegação dos navios, bem como captação de imagens e filmagens de áreas de interesse. Além disso, as aeronaves realizam lançamentos e recolhimentos de acampamentos científicos nas Ilhas Pinguim, James Ross, Livingston e Marambio, na Península Antártica”. Trata-se de uma contribuição inestimável para esta missão crucial, cuja importância político-estratégica para o Estado Brasileiro é evidente há quatro décadas.”

As portas das aeronaves que operam no continente antártico são na cor laranja para facilitar a visualização em meio a neve

De acordo com o Comandante do Esquadrão HU-1, Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval)  Thiago Lopes da Silva, as primeiras missões ao continente antártico, até então desconhecido, serviram para acumular experiências que visavam ao aperfeiçoamento da Operação.

“Aprendizados foram conquistados a partir de condições meteorológicas adversas e das particularidades de desempenho das aeronaves em climas frios. Em relação ao sucesso dos destacamentos aéreos embarcados, a experiência demonstrou a importância de se operar com dois helicópteros, para que o navio continue contando com apoio aéreo, caso ocorra indisponibilidade de uma das aeronaves. Além disso, o emprego de dois helicópteros abrevia o tempo no transporte de pessoal e fornece maior segurança, uma vez que um apoiaria o outro em caso de pane no solo ou para o cumprimento de uma eventual missão SAR [busca e salvamento]”, explicou.

Histórico
No primeiro ano da OPERANTAR, as aeronaves auxiliaram na missão de reconhecimento hidrográfico, oceanográfico e meteorológico das áreas a noroeste do continente antártico. Os resultados obtidos auxiliaram no reconhecimento internacional da presença brasileira na Antártica.

Na sequência, durante a OPERANTAR II, os aviadores navais atuaram transportando material e pessoal para implantar a Estação Antártica Comandante Ferraz  na Península Keller, na Baía do Almirantado, situada na Ilha Rei George, arquipélago das Shetland do Sul.

Ao longo da história, quatro modelos diferentes de helicópteros participaram da OPERANTAR, atuando a partir do Navio de Apoio Oceanográfico “Barão de Teffé”, do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e do Navio-Polar “Almirante Maximiano”.

Em outubro de 2020, a missão na Antártica passou a ser realizada por duas modernas aeronaves UH-17 que ingressaram no setor operativo para prestar apoio aéreo às OPERANTAR, devido ao seu desempenho em autonomia, velocidade, capacidade de carga, possibilidade de realização de voos por instrumentos, além de possuir equipamentos de suporte a vida, na configuração de UTI aérea.

Assista ao vídeo:

Galeria de fotos:
  • Aeronave Westland Has MK1 WASP
  • Aeronave UH-13 em atividade no continente Antártico

As informações são da Agência Marinha de Notícias.

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