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NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...
Aeronaves da Marinha já realizaram cerca de 5 mil horas de voo no continente gelado

O Brasil está presente na Antártica desde 1982, quando iniciou o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), programa de Estado que objetiva a promoção da pesquisa científica no continente gelado, garantindo ao País a condição de membro consultivo do Tratado da Antártica. Para viabilizar o trabalho realizado pelos cientistas, a Marinha do Brasil (MB) executa a Operação Antártica (OPERANTAR), que envolve, além de militares e navios, aeronaves do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Marinha (HU-1).

Conhecidas como “águias”, as aeronaves prestam apoio logístico móvel, transportando pessoal e material entre os navios antárticos e os locais pretendidos pelos cientistas para a coleta de dados. Já são cerca de 5 mil horas de voo realizadas.

Como explica o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto, além do apoio logístico, os aviadores navais atuam em outras atividades. “Os voos incluem reconhecimento de campo de gelo, facilitando a navegação dos navios, bem como captação de imagens e filmagens de áreas de interesse. Além disso, as aeronaves realizam lançamentos e recolhimentos de acampamentos científicos nas Ilhas Pinguim, James Ross, Livingston e Marambio, na Península Antártica”. Trata-se de uma contribuição inestimável para esta missão crucial, cuja importância político-estratégica para o Estado Brasileiro é evidente há quatro décadas.”

As portas das aeronaves que operam no continente antártico são na cor laranja para facilitar a visualização em meio a neve

De acordo com o Comandante do Esquadrão HU-1, Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval)  Thiago Lopes da Silva, as primeiras missões ao continente antártico, até então desconhecido, serviram para acumular experiências que visavam ao aperfeiçoamento da Operação.

“Aprendizados foram conquistados a partir de condições meteorológicas adversas e das particularidades de desempenho das aeronaves em climas frios. Em relação ao sucesso dos destacamentos aéreos embarcados, a experiência demonstrou a importância de se operar com dois helicópteros, para que o navio continue contando com apoio aéreo, caso ocorra indisponibilidade de uma das aeronaves. Além disso, o emprego de dois helicópteros abrevia o tempo no transporte de pessoal e fornece maior segurança, uma vez que um apoiaria o outro em caso de pane no solo ou para o cumprimento de uma eventual missão SAR [busca e salvamento]”, explicou.

Histórico
No primeiro ano da OPERANTAR, as aeronaves auxiliaram na missão de reconhecimento hidrográfico, oceanográfico e meteorológico das áreas a noroeste do continente antártico. Os resultados obtidos auxiliaram no reconhecimento internacional da presença brasileira na Antártica.

Na sequência, durante a OPERANTAR II, os aviadores navais atuaram transportando material e pessoal para implantar a Estação Antártica Comandante Ferraz  na Península Keller, na Baía do Almirantado, situada na Ilha Rei George, arquipélago das Shetland do Sul.

Ao longo da história, quatro modelos diferentes de helicópteros participaram da OPERANTAR, atuando a partir do Navio de Apoio Oceanográfico “Barão de Teffé”, do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e do Navio-Polar “Almirante Maximiano”.

Em outubro de 2020, a missão na Antártica passou a ser realizada por duas modernas aeronaves UH-17 que ingressaram no setor operativo para prestar apoio aéreo às OPERANTAR, devido ao seu desempenho em autonomia, velocidade, capacidade de carga, possibilidade de realização de voos por instrumentos, além de possuir equipamentos de suporte a vida, na configuração de UTI aérea.

Assista ao vídeo:

Galeria de fotos:
  • Aeronave Westland Has MK1 WASP
  • Aeronave UH-13 em atividade no continente Antártico

As informações são da Agência Marinha de Notícias.

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