Solenidade reuniu representantes do poder público e empresários em evento no Clube Naval, em Brasília
Dia 8 de agosto foi dia de comemorar os 38 anos da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). A solenidade foi realizada no Clube Naval, em Brasília, e contou com a presença de empresas associadas, convidados e diversas autoridades.
Estiveram presentes embaixadores, adidos de defesa, deputados federais, representantes de associações, militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, representantes dos Ministérios da Defesa; das Relações Exteriores (MRE); do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), entre outros.
Nas palavras de abertura, o presidente do Conselho Diretor da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, exaltou a relação da base industrial com o Ministério da Defesa, que tem sido ativo no apoio à Base Industrial de Defesa e Segurança, com o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio e com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
“Historicamente, principalmente, quando olhamos para o século 20, percebemos que a área de defesa foi a precursora de diversos avanços de que dispomos hoje, como o supercomputador que chamamos de celular. A indústria de defesa é geradora de inovação, tecnologia e desenvolvimento, razão da sua importância. Ao comemoramos o aniversário de nossa Entidade, esclarecemos que a ABIMDE não tem fim em si mesma, mas existe para apoiar as empresas, e nós procuramos trabalhar, todos nós do Conselho e do Corpo Executivo, pelo bem da base industrial de defesa e segurança do nosso país,” destacou.
As novidades foram apresentadas pelo presidente-executivo da ABIMDE, general Aderico Mattioli, que falou sobre a Inova BIDS, feira de inovações tecnológicas que será realizada em parceria com o Senai/Cimatec da Bahia, no mês de setembro. “Será uma mostra de capacidades tecnológicas e inovadoras, é a primeira, e com certeza será uma semente que irá frutificar”, destacou o general Mattioli.
Também foi apresentado o recém-criado Comitê de Segurança da ABIMDE, que tem a finalidade de melhorar a interlocução da ABIMDE com o setor de segurança pública. A visão deste comitê é de ser referência na promoção de soluções tecnológicas para o setor de segurança, nacional e estrangeiro. Entre os integrantes do comitê, estiveram presentes Victor Gallo, CEO da Protecta Defesa e Segurança, e Talita Zanelato, da Zanelato Braga Advogados.
Outro anúncio, feito pelo diretor-executivo da ABIMDE, coronel Lemos, foi o lançamento, no dia 12 de dezembro, do livro “A História da Base Industrial de Defesa e Segurança”, por ocasião da última reunião plenária do ano prevista. “O objetivo é mostrar à sociedade os impactos positivos que este setor gera, o transbordo tecnológico, a geração de empregos de alta capacitação, as inovações e o impulso ao desenvolvimento nacional”, disse.
Entre os convidados, o secretário de produtos de defesa (SEPROD), Major-Brigadeiro Rui Chagas Mesquita, ressaltou a importância da ABIMDE na interlocução do Ministério com o setor empresarial.
O diretor do Departamento de Promoção Comercial do Ministério da Defesa, o contra-almirante Vagner Belarmino de Oliveira, destacou que a ABIMDE tem um papel fundamental no fomento, desenvolvimento, organização e coordenação da base industrial de defesa. “O MD tem todo o interesse de continuar esta parceria por muito anos, estamos construindo esta aproximação de maneira que tenhamos uma base industrial forte e que leva a um Brasil soberano, isto é o principal,” declarou.
O deputado federal Paulo Bilynskyj parabenizou a ABIMDE pelos 38 anos e disse que a indústria de defesa e segurança no Brasil tem uma importância grande não só para a segurança nacional, mas também na geração de divisas com as exportações de produtos de alto valor agregado. “É uma honra estar presente neste evento, ver a participação de tantos atores importantes reunidos por uma única causa, e que podem contar com a nossa representação na Câmara dos Deputados”.
Outro parlamentar que tem pautado sua atuação no fortalecimento da base industrial de defesa e que prestigiou o evento foi o deputado federal Eliéser Girão Monteiro Filho. Para ele, um país não pode ser soberano se não tiver capacidade de ter uma indústria de defesa que atenda às suas necessidades.
“O Brasil é um país continente, nós temos mais de oito mil quilômetros de litoral no Atlântico Sul, temos fronteira terrestre de quase 17 mil quilômetros, grande parte dela na Amazônia brasileira, não se pode abdicar da soberania. A indústria de defesa brasileira tem sido e precisa ser sempre considerada fundamental, não somente na produção, mas também na capacidade de mobilização”, comentou, ao reconhecer a importância do trabalho realizado pela ABIMDE.
Parabéns ABIMDE pelos 38 anos de destacada atuação no fortalecimento da base industrial de defesa e segurança brasileira.