Exercício internacional realizado em conjunto entre Brasil, Argentina e Paraguai, de 24 a 27 de julho, a Operação SAREX 2023 teve como sede o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI). O treinamento consistiu em simulados de resgates em casos de acidentes aéreos.
“Tendo em vista a necessidade de uma melhor coordenação, em caso de um acidente aeronáutico na Tríplice Fronteira, este exercício tem como finalidade desenvolver uma otimização de procedimentos e atividades, visando sempre o melhor atendimento ao Serviço de Busca e Salvamento (SAR) na região. Trata-se de uma oportunidade de intercâmbio operacional e estreitamento dos laços de amizade entre os países participantes”, explicou o Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira no Paraguai (MTAB), Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda, que realizou a abertura do exercício.
O evento contou com a participação de representantes do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 2), da MTAB, da Dirección de Aeronáutica Civil (DINAC) do Paraguai e da Empresa Argentina de Navegación Aérea (EANA). Ao longo do treinamento, foram realizados simulados de acidentes aéreos no território de cada país.
“Receber o primeiro Exercício SAREX nas nossas instalações é um motivo de satisfação e orgulho para o DTCEA-FI. Ficamos gratos pela oportunidade e felizes com a presença dos amigos dos países vizinhos”, afirmou o Comandante do DTCEA-FI, Major Aviador Olívio Martini Marangon.
As informações são da Força Aérea Brasileira.