O Exército Brasileiro (EB) informou no dia 27 de julho, que o Destacamento de Aviação do Exército, no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN), realizou, entre os dias 24 e 26 de julho, em Belém, adestramento de cerca de 200 militares de tropas do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) e da 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª Cia PE) para atuarem em operações aeromóveis.
Durante o treinamento, os militares receberam instruções de embarque e desembarque em aeronaves, planejamento de operações aeromóveis e infiltração em ambiente de selva, trabalhando o aspecto da operacionalidade da tropa.
“Atividades conjuntas, como esta, permitem desenvolver a capacidade de planejamento dos nossos militares e não podemos deixar de ressaltar, ainda, o quanto aumenta a vibração e o entusiasmo profissional da nossa tropa”, destacou o comandante do 2º BIS, Coronel Rodrigo Ribeiro.
Foram empregados dois helicópteros HM-1 Pantera e um helicóptero HM-4 Jaguar na atividade, permitindo aprimorar as habilidades e a coesão da tropa. O treinamento foi direcionado para o permanente estado de prontidão do CMN na Amazônia Oriental.
“Esse treinamento é importante, uma vez que a missão do Destacamento de Aviação, após a sua implantação recente no CMN, é preparar as tropas do Comando Militar de Área no emprego dos helicópteros em operações aeromóveis. Tudo com o objetivo de elevar a capacidade operacional da Força Terrestre presente na Amazônia Oriental”, ressaltou o Comandante do Dst Av Ex/CMN, Tenente-Coronel Ramos.
As informações são do site Aeroin.