O objetivo do evento foi ampliar conhecimentos sobre o Marco Legal de Inovação
Na quarta-feira (26), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) realizou o Seminário de Inovação, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos parceiros da instituição e servidores da autarquia sobre o Marco Legal de Inovação.
O evento aconteceu na sede do IPEM, em São Paulo, e contou com a presença do Secretário de Estado da Justiça e de Cidadania, Fábio Prieto, do procurador federal e coordenador do Grupo Estratégico de Ciência e Tecnologia e Inovação da Advocacia-Geral da União (AGU), Bruno Portela, e demais autoridades.
O Organismo de Certificação ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) esteve representado pelo seu Gestor da Qualidade, Lauro Favoreto. Desde 2021 o Organismo de Certificação de Produtos (OCP) ABIMDE vem atuando no campo de Produtos Controlados pelo Exército e nas certificações segundo as normas da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
A programação incluiu uma série de palestras sobre o tema, entre elas: “A Aplicabilidade do Marco Legal de Inovação”, que foi ministrada pelo procurador-chefe do INMETRO, Carlos Alberto Valentim dos Santos; e “Inovação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com apresentação do Gestor de Supervisão de Inovação do SENAI-SP, Alexandre Saito.
Bruno Portela, um dos redatores da Lei de Inovação, abordou a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, – que dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo –, em sua preleção, destacando o papel do Instituto no processo de inovação.
“O IPEM-SP tem uma agenda prioritária de inovação. É importante trazer o conhecimento desta equipe, quais são as possibilidades como servidores para concretizar a inovação dentro da instituição e como ela pode reverberar na agenda da instituição com o setor produtivo, na comunidade científica e na indústria”, pontuou.
Durante o evento, o IPEM-SP autodeclarou-se como ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia), que é uma organização sem fins lucrativos de administração pública ou privada, que tem como objetivo a criação e o incentivo às pesquisas científicas e tecnológicas.
Com informações do IPEM-SP.