Nesta quarta-feira (26), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, participou da abertura da 17ª Reunião do Condefesa Nacional. No evento virtual, o titular da Pasta falou sobre: “Ministério da Defesa (MD) e a Base Industrial de Defesa (BID): estratégias e iniciativas”. Entre outros aspectos, a reunião visa ampliar debates relacionados ao setor industrial.
Durante a reunião, o Ministro José Mucio destacou que o setor, além de promover tecnologia e inovação, também aquece a economia e promove benefícios para a sociedade, por meio da geração de emprego e renda. “A Base Industrial de Defesa representa, hoje, cerca de 4,78% do PIB do País, representando, aproximadamente, 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos, o que corresponde a 2,2% dos postos de trabalho formais no País”, disse.
O Ministro ressaltou, ainda, que o tema defesa possui elevada relevância no Brasil e no mundo e que é preciso investir em iniciativas, programas e projetos para o fomento do setor. “O Brasil precisa projetar sua indústria de defesa, a fim de encarar os desafios e aproveitar as oportunidades de um mercado global competitivo, tecnologicamente diverso e altamente qualificado em recursos humanos”, afirmou.
Condefesa Nacional- Responsável pela condução de políticas e programas de fomento à base industrial de defesa e segurança, a entidade atua junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI). A cada três meses, o Conselho promove reuniões ordinárias, com a participação de representantes das Forças Armadas, indústria e governo.
As informações são do Ministério da Defesa.