A Escola Superior de Defesa (ESD) sediou, em Brasília (DF), o Curso Especial de Preparação para Oficiais-Generais voltado para Coronéis indicados à promoção ao primeiro posto do generalato das Forças Armadas. A atividade, que ocorreu de 11 a 13 de julho, foi promovida pela Escola Superior de Guerra (ESG).
O Estágio tem como finalidade atualizar os futuros Oficiais-Generais sobre temas de interesse da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, no nível político-estratégico.
A abertura do Curso contou com a presença do Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, que abordou as responsabilidades e experiências da promoção. O Comandante da ESD, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto também prestigiou o Curso.
Os Coronéis promovidos tomaram conhecimento sobre os Desafios da Comunicação Social nos dias atuais e sobre cenários geopolíticos. A capacitação também abrangeu temas como Transformação Digital e Cenários Geopolíticos, Comunicação Estratégica, dentre outros temas.
Um dos palestrantes, o Dr Roberto Gallo, Presidente da Abinde, abordou a Automação, Digitalização e Ameaça ao Poder Militar Moderno. Durante sua apresentação, ele alertou sobre a necessidade de dominar o máximo de situações e possibilidades do mundo digital. “O poder militar moderno depende de diversas tecnologias e deve focar em atacar e defender. E, em conjunto, cuidar das vulnerabilidades acidentais, como defeitos tecnológicos, e das propositais, que podem ser remotamente acionadas ou exploradas”, citou.
O Coronel EB Marcos Vinicius Serrenho de Carvalho, da ESG, explica que o curso oferece uma capacitação para que os futuros Oficiais-Generais possam trabalhar de forma conjunta. Geralmente a edição ocorre na sede da ESG, no Rio de Janeiro (RJ), mas, excepcionalmente, por questões operacionais, acontece nas instalações da ESD, na Capital Federal. “É uma oportunidade de imersão, com o apoio do Ministério da Defesa, em que os Oficiais participam de atividades focadas na interoperabilidade entre as Forças, com pensamento crítico, proporcionando conhecimentos atualizados em assuntos relevantes relacionados à Defesa Nacional”, declarou.
Texto Tenente Cristiane dos Santos / ACOMSOC ESD
Fotos Soldado Pedro Lucas / ACOMSOC ESD
As informações são da Escola Superior de Defesa (ESD).