O corte simbólico da fita inaugural foi feito pelo Embaixador do Brasil na Colômbia e pelo Secretário de Produtos de Defesa
Na quarta-feira (13), a feira foi aberta à visitação aos estandes. E, também, foi dia da inauguração do Pavilhão Brasil, com o corte simbólico da fita pelo Embaixador brasileiro e pelo Secretário de Produtos de Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita. A solenidade foi precedida pelo discurso do Embaixador, e pelas palavras de agradecimento do Diretor da entidade responsável pela organização do evento, a Unidade Administrativa Especial de Aeronáutica Civil da Colômbia, Sergio París Mendoza.
“O Brasil é um dos principais parceiros comerciais da Colômbia, somos países vizinhos, compartilhamos 1.600 quilômetros de fronteira na Amazônia. A Colômbia é um país que vem crescendo significativamente, enfrenta alguns desafios na área da segurança pública, mas o Brasil é um dos garantidores da negociação de paz. É um país com o qual temos boas relações em todos os níveis, de governo e nossas forças armadas são colaborativas”, destacou.
O Pavilhão Brasil, coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), está representado por oito empresas: Advanced Technologies, Omnisys, IACIT, EDASIM, Avionics, AKAER, ALLTEC e VIAVI, além da Embraer, com estande próprio.
A parte da manhã foi marcada por contatos comerciais com a visita de diversas delegações estrangeiras e, em particular, de Comandantes de Força Aérea de nações amigas interessadas em conhecer melhor as possibilidades da base industrial de defesa e segurança (BIDS) brasileira.
Na parte da tarde, o Pavilhão Brasil foi palco de uma homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, com uma entrega de placa comemorativa à Força Aérea Brasileira, oferecido pela Patrulha Aérea da Colômbia, instituição filantrópica que faz uso de aeronaves privadas para transporte de alimentos e medicamentos a regiões mais afastadas do país.
“O Pavilhão Brasil seguramente foi dos mais visitados na abertura da feira. Para nós, este movimento não aconteceu apenas pelo fato de o Brasil ter sido o convidado de honra do evento, mas, principalmente, pelo interesse colombiano em estreitar relações e estabelecer parcerias conosco”, descreveu o diretor de projetos da ABIMDE, Coronel Antonio Ribeiro.
Entre as visitas ilustres do Pavilhão Brasil e as expositoras brasileiras, destaque para o Embaixador brasileiro, Paulo Estivallet; o governador do departamento de Antioquia, Aníbal Gaviria; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno e o Cônsul honorário do Brasil em Medellin, Sérgio Escobar.
O dia foi finalizado com um coquetel oferecido pelos expositores brasileiros às autoridades e empresários colombianos, como forma de agradecimento pela recepção e com o objetivo de intensificar os contatos comerciais.