No período de 26 a 30 de junho, tropas da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) realizam a Operação Ágata Guaicurus II, Operação de Cooperação e Coordenação com Agências (OCCA), na faixa de fronteira. A ação se dá em conjunto com os Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização (OSPF), intensificando as ações de combate aos ilícitos transfronteiriços e crimes ambientais na faixa de fronteira oeste e sul do Estado do Mato Grosso do Sul.
O emprego operacional técnico e tático, com ações de vigilância e inteligência, visa prevenir e reprimir a ação de criminosos nesta porção do território do Brasil. As atividades são voltadas para o combate a crimes como contrabando, descaminho e narcotráfico e promovem, ainda, a preservação do meio ambiente e ações cívicos sociais, inclusive em terras indígenas, oferecendo, aos povos originários, atendimento médico odontológico e apresentação cultural da Banda de Música.
Cerca de mil militares, 70 viaturas e dois helicópteros estão sendo empregados nas ações de inspeções, vistorias, revistas, patrulhamento e operação de postos de bloqueio e controle de estradas (PBCE).
A Operação é coordenada pelo Comando da 4ª Bda C Mec, em cooperação com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul, Departamento de Operações da Fronteira, Polícia Civil e Órgãos de Fiscalização Federal, Estadual e Municipal, em ambiente Interagências, visando aumentar a sensação de segurança da população na faixa de fronteira.
Ressalta-se que as tropas da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, possuem meios modernos e tecnológicos oriundos do Programa Estratégico do Exército Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), o que aumenta a sua capacidade operacional e permite contribuir significativamente para a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos de fronteira.
As informações são da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.