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NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...

A maquete em tamanho real da nova geração do caça europeu (NGF – Next Generation Fighter) no lado de fora do Hall 2A no Paris Airshow foi a mesma revelada em Paris há quatro anos. Isso significa falta de progresso?

Alguns diriam que sim, depois de toda a controvérsia subsequente sobre liderança de design e quem faz o quê. Mas essa questão foi resolvida no final do ano passado, com a Dassault confirmada como líder de design em vez da Airbus e várias outras acomodações envolvendo Indra, MTU, Safran e Thales também concordaram.

O NGF faz parte de um Système de Combat Aérien du Futur (SCAF) – ou Future Combat Air System (FCAS) em inglês. França, Alemanha e Espanha são os países parceiros. Este FCAS não deve ser confundido com os outros FCAS liderados pelo Reino Unido e apoiados pela Itália e Japão, dos quais o Tempest é o elemento aeronave de combate. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, os EUA trabalham em seu próprio FCAS, o projeto Next-Generation Air Dominance (NGAD).

Em todos os três programas, o conceito do sistema continua a evoluir. Mas um elemento-chave envolverá “transportadores remotos” – pequenos UAVs para guerra eletrônica, reconhecimento e ataque terrestre, alguns dos quais podem ser dispensáveis e provavelmente serão lançados de aeronaves de combate como o NGF ou Tempest.

Em uma recente conferência da Royal Aeronautical Society em Londres, o major-general Jean-Luc Moritz, chefe do FCAS da força aérea francesa, disse que os porta-aviões remotos deveriam primeiro se integrar a caças legados como o Rafale. Ele disse que 11 “vinhetas operacionais” para o FCAS foram projetadas, cobrindo não apenas as missões óbvias, como contra-ataque ofensivo, ataque profundo e assim por diante, mas também operações em pistas curtas e como implantar. Os franceses exigem que o NGF seja compatível com porta-aviões porque um novo navio de guerra será construído para substituir o atual Charles De Gaulle.

O pacto Airbus-Dassault permitiu que os três governos participantes liberassem fundos para a Fase 1B do projeto. Isso durará cerca de três anos, durante os quais os demonstradores NGF serão projetados. A fase 2 deve ser concedida no início de 2026 e incluir os primeiros voos dos demonstradores em 2029. A terceira fase deve começar em 2030.

De acordo com um resumo do FCAS da Direção Geral de Armamento (DGA) francesa, a entrada em serviço dos sistemas operacionais acontecerá “até 2040”. Mas depois de uma conferência de imprensa em Paris na semana passada, o presidente e CEO da Dassault Aviation, Eric Trappier, chamou essa data de “fora de questão” por causa de sua natureza complexa. Algum tempo entre 2042 e 2044 é mais provável, acrescentou.

O recém-lançado plano de gastos com defesa do governo francês para desenvolver uma atualização adicional para o caça Rafale da Dassault provavelmente influenciou sua opinião. Esse padrão F5 não entraria em serviço até pelo menos 2030. Além disso, este plano 2024-2030 agora também inclui financiamento para o desenvolvimento de um sistema aéreo de combate não tripulado (UCAS), com base no bem-sucedido programa de demonstração Neuron, que terminou há alguns anos. Trappier disse que o novo UCAS não faria parte do FCAS “no momento”. Mas a Dassault estava preparada para considerar parceiros, desde que pudessem trazer benefícios tangíveis. O projeto Neuron incluiu Grécia, Itália, Espanha, Suécia e Suíça.

Enquanto isso, o programa FCAS liderado pelo Reino Unido está se movendo mais rápido, com o desenvolvimento em larga escala projetado para começar em 2025 e a entrada em serviço da fuselagem Tempest 10 anos depois. Muitos observadores mostraram desapontamento com o fato de dois programas semelhantes, mas rivais, terem começado na Europa. Parece tarde demais para fundi-los agora, mas Moritz disse na conferência de Londres que tem um sonho que certamente deve ser realizado no interesse do poder aéreo ocidental coeso: “Que o NGF, Tempest, NGAD e até o Rafale possam operar juntos”.

As informações são do site CAVOK.

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