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NOTÍCIAS

Voluntárias para o serviço militar feminino podem se alistar a partir de 1º de janeiro. Confira detalhes do recrutamento

Uma iniciativa pioneira prevê um incremento no efetivo das Forças Armadas a partir do próximo ano: o alistamento militar feminino. O processo  terá início em 1º de janeiro e seguirá até 30 de junho, com a oferta de 1.465 vagas, destinadas às mulheres que completam 18...

Marinha dá início a Operação “Navegue Seguro 2025”

Denominada "Flecha Noturna II", ação foi executada por militares das três Forças O aumento das atividades no litoral e nas águas interiores do País durante os meses de verão revelam a importância da Operação “Navegue Seguro”. Apesar de rebatizada, as atividades...

Operação “Catrimani II” explode dois aeródromos clandestinos do garimpo

Denominada "Flecha Noturna II", ação foi executada por militares das três Forças Entre a noite de segunda-feira (16) e a tarde de terça-feira (17), o Comando Conjunto "CATRIMANI II" interditou dois aeródromos clandestinos utilizados por garimpeiros. Os alvos foram as...

Defesa participa das discussões pela proibição de armas biológicas

Com assessoramento técnico e interação com a comunidade internacional, o Ministério da Defesa participou, na sede da ONU, em Genebra, na Suíça, da 5ª Sessão do Grupo de Trabalho para o Fortalecimento da Convenção para Proibição de Armas Biológicas (CPAB). A pasta foi...

4ª edição da revista “A Defesa” apresenta balanço das principais ações em 2024

Confira (aqui) a versão digital da 4ª edição da revista “A Defesa", que  apresenta o balanço das ações realizadas pelo Ministério da Defesa e pelas Forças Armadas ao longo de 2024. O periódico também é uma prestação de contas à sociedade, como explica o Ministro da...

General Montenegro assume o Comando Militar do Sudeste

O Comando Militar do Sudeste (CMSE) realizou, na manhã desta terça-feira (17), a cerimônia de passagem de comando no Quartel-General, localizado em São Paulo. O evento formalizou a transferência do cargo de Comandante do General de Exército Guido Amin Naves para o...

MDIC edita portaria para regulamentar a autocertificação para exportação

Medida desburocratiza processos, alinha o Brasil às melhores práticas internacionais e torna as exportações brasileiras de bens menos onerosas para o exportador O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) publicou na edição desta...

Exército participa da Conferência Mulheres e Operações de Paz

No dia 12 de dezembro, ocorreu no Uruguai a Conferência Internacional Mulheres e Operações de Paz da ONU: Oportunidades e Desafios para uma Participação Significativa, evento no qual participou como painelista a Tenente-Coronel Renata de Castro Monteiro Netto, do...

Akaer avança no projeto do veículo lançador de satélites VLN AKR

A Akaer, empresa brasileira líder em inovação nos setores de Defesa e Aeroespacial, concluiu com sucesso a Fase A do projeto do Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLN AKR). Essa etapa marca um avanço do Brasil rumo à soberania no lançamento de satélites Nesta...

Grupo EDGE e Indra formalizam acordo para criação da PULSE, empresa especializada em fabricação de radares, com sede em Abu Dhabi

 O acordo, assinado na presença da Ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, alinha-se com o Plano Estratégico Leading the Future da Indra e com a visão da EDGE de expandir as capacidades soberanas, fomentando a inovação e a produção de alta tecnologia nos EAU....

A maquete em tamanho real da nova geração do caça europeu (NGF – Next Generation Fighter) no lado de fora do Hall 2A no Paris Airshow foi a mesma revelada em Paris há quatro anos. Isso significa falta de progresso?

Alguns diriam que sim, depois de toda a controvérsia subsequente sobre liderança de design e quem faz o quê. Mas essa questão foi resolvida no final do ano passado, com a Dassault confirmada como líder de design em vez da Airbus e várias outras acomodações envolvendo Indra, MTU, Safran e Thales também concordaram.

O NGF faz parte de um Système de Combat Aérien du Futur (SCAF) – ou Future Combat Air System (FCAS) em inglês. França, Alemanha e Espanha são os países parceiros. Este FCAS não deve ser confundido com os outros FCAS liderados pelo Reino Unido e apoiados pela Itália e Japão, dos quais o Tempest é o elemento aeronave de combate. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, os EUA trabalham em seu próprio FCAS, o projeto Next-Generation Air Dominance (NGAD).

Em todos os três programas, o conceito do sistema continua a evoluir. Mas um elemento-chave envolverá “transportadores remotos” – pequenos UAVs para guerra eletrônica, reconhecimento e ataque terrestre, alguns dos quais podem ser dispensáveis e provavelmente serão lançados de aeronaves de combate como o NGF ou Tempest.

Em uma recente conferência da Royal Aeronautical Society em Londres, o major-general Jean-Luc Moritz, chefe do FCAS da força aérea francesa, disse que os porta-aviões remotos deveriam primeiro se integrar a caças legados como o Rafale. Ele disse que 11 “vinhetas operacionais” para o FCAS foram projetadas, cobrindo não apenas as missões óbvias, como contra-ataque ofensivo, ataque profundo e assim por diante, mas também operações em pistas curtas e como implantar. Os franceses exigem que o NGF seja compatível com porta-aviões porque um novo navio de guerra será construído para substituir o atual Charles De Gaulle.

O pacto Airbus-Dassault permitiu que os três governos participantes liberassem fundos para a Fase 1B do projeto. Isso durará cerca de três anos, durante os quais os demonstradores NGF serão projetados. A fase 2 deve ser concedida no início de 2026 e incluir os primeiros voos dos demonstradores em 2029. A terceira fase deve começar em 2030.

De acordo com um resumo do FCAS da Direção Geral de Armamento (DGA) francesa, a entrada em serviço dos sistemas operacionais acontecerá “até 2040”. Mas depois de uma conferência de imprensa em Paris na semana passada, o presidente e CEO da Dassault Aviation, Eric Trappier, chamou essa data de “fora de questão” por causa de sua natureza complexa. Algum tempo entre 2042 e 2044 é mais provável, acrescentou.

O recém-lançado plano de gastos com defesa do governo francês para desenvolver uma atualização adicional para o caça Rafale da Dassault provavelmente influenciou sua opinião. Esse padrão F5 não entraria em serviço até pelo menos 2030. Além disso, este plano 2024-2030 agora também inclui financiamento para o desenvolvimento de um sistema aéreo de combate não tripulado (UCAS), com base no bem-sucedido programa de demonstração Neuron, que terminou há alguns anos. Trappier disse que o novo UCAS não faria parte do FCAS “no momento”. Mas a Dassault estava preparada para considerar parceiros, desde que pudessem trazer benefícios tangíveis. O projeto Neuron incluiu Grécia, Itália, Espanha, Suécia e Suíça.

Enquanto isso, o programa FCAS liderado pelo Reino Unido está se movendo mais rápido, com o desenvolvimento em larga escala projetado para começar em 2025 e a entrada em serviço da fuselagem Tempest 10 anos depois. Muitos observadores mostraram desapontamento com o fato de dois programas semelhantes, mas rivais, terem começado na Europa. Parece tarde demais para fundi-los agora, mas Moritz disse na conferência de Londres que tem um sonho que certamente deve ser realizado no interesse do poder aéreo ocidental coeso: “Que o NGF, Tempest, NGAD e até o Rafale possam operar juntos”.

As informações são do site CAVOK.

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