O Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa) da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) recebeu as forças de segurança de Santa Catarina em reunião realizada na quinta-feira, 22. Foram apresentadas as demandas da área e abordados temas como inovação, tecnologia e segurança nas escolas.
O encontro aconteceu na sede da Fiesc, em Florianópolis, e integrantes também puderam acompanhar de forma online. Participaram a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e as forças de segurança do Estado, além das forças Armadas e empresários.
Na abertura, o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, afirmou que a segurança pública catarinense realiza um trabalho exemplar, sendo Santa Catarina o Estado mais seguro do país. Para tanto, completou o presidente, se faz necessário discutir ainda mais a segurança pública, com ações continuadas, a fim de evitar a zona de conforto.
O papel do Comdefesa, ao tratar assuntos relevantes de aproximação entre a indústria de SC e as forças militares e as forças auxiliares, foi destacado pelo presidente do Comdefesa, Cesar Augusto Olsen. Os participantes também assistiram a um vídeo do Expo Defense 2024, Inovação e Tecnologia, que será realizado de 16 a 17 de maio do ano que vem em Florianópolis.
Segurança nas Escolas
O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato, apresentou o “Plano de Comando 360 da Corporação e como a indústria pode colaborar para a preservação da Ordem Pública”. O comandante-geral abordou questões relacionadas ao planejamento estratégico da corporação para os próximos dez anos e também o tema segurança nas escolas, trazendo a importância da prevenção, treinamento, capacitação e planos de emergência. Este ano, citou o comandante-geral, já receberam treinamento pela PMSC 58 mil profissionais, entre professores, diretores e coordenadores.
A Universidade da Polícia Rodoviária Federal (UNIPRF) no sistema de segurança pública e as possibilidades para a indústria de SC: pesquisa, desenvolvimento e inovação foram temas da segunda apresentação feita por Diego Fernandes Brandão, diretor da Universidade da Polícia Rodoviária Federal (UNIPRF).
Para o secretário-adjunto da Segurança Pública, Freibergue Rubem do Nascimento, que participou da reunião, o Comdefesa exerce papel primordial de aproximação entre a Indústria de Santa Catarina e as Forças, promovendo a geração de oportunidades de negócios e o desenvolvimento do setor de defesa como segmento estratégico para Santa Catarina.
“A participação da segurança pública no Comdefesa tem a finalidade de apresentar ao mundo empresarial nacional, no caso específico de Santa Catarina, as suas necessidades, com o objetivo de privilegiar a aplicação de recursos na economia local. A reunião de hoje permitiu um conhecimento mútuo e atingiu o objetivo de estreitar mais o setor produtivo catarinense às forças policiais que compõem a Secretaria de Segurança Pública”, destacou o secretário-adjunto.
As informações são da Agência Catarinense de Notícias.