Cerimônia alusiva a data, celebrada em 11 de junho, é realizada em várias cidades do Brasil
O Comando do 8º Distrito Naval realizou, ontem (15), cerimônia militar alusiva ao Dia da Marinha, comemorado em 11 de junho. A solenidade faz parte de uma série de eventos por todo o país para celebrar a data, que remete a vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, homenageando o legado deixado pelos antecessores e reforçando o compromisso contínuo da Marinha em proteger águas territoriais e garantir a soberania nacional.
A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, e contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, e demais autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar
Destaque para o deputado federal Coronel Telhada; o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; e o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Cassio de Araújo Freitas.
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) participou da comemoração da Data Magna da Marinha do Brasil, sendo representada por seu Diretor-Executivo, Coronel Armando Lemos, ao prestigiar o convite do comandante do 8DN, Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.
No evento foram relembrados os feitos de um passado marcado pela atuação de compatriotas na consolidação do Brasil como Nação livre e soberana, bem como o avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Também foi mencionada a importância da construção do primeiro submarino brasileiro convencionalmente armado com propulsão nuclear, que coloca o Brasil em posição de destaque.
Durante a cerimônia foram içados os sinais de Barroso em homenagem aos heróis da batalha e, em seguida, executados os toques da vitória e de Comandante em Chefe. Na sequência, foram agraciadas 18 personalidades e três instituições com a Comenda da Ordem do Mérito Naval.
A medalha, instituída pelo decreto nº 24659, de 04 de julho de 1934, é destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.
Um dos associados da ABIMDE, o presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, João Bosco Costa Junior, recebeu esta honraria, a mais alta condecoração da Marinha.
Presidente da Embraer Defesa & Segurança, João Bosco
Batalha Naval do Riachuelo
A Batalha Naval do Riachuelo, evento decisivo e vitorioso, ocorrida em 11 de junho de 1865, foi marcada pela bravura de aguerridos marinheiros e fuzileiros navais que, incentivados pelos célebres sinais de Barroso: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”; e “Sustentar o Fogo, que a vitória é nossa”, superaram adversidades de toda ordem, muitos deixando suas vidas em combate. Por conta desse episódio histórico, em 11 de junho é celebrado o Dia da Marinha.