A Polícia Federal participa, nesta semana, da reunião extraordinária da AMERIPOL, em que estão reunidos os chefes de polícia dos países membros da organização.
No evento, que está sendo realizado nesta segunda e terça-feira (12 e 13/6), são discutidos temas relacionados à organização e cooperação contra delitos transnacionais.
O Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, discursou durante o primeiro dia do evento. Andrei é Secretário Executivo da Ameripol e, juntamente com o Diretor de Cooperação Internacional da PF, Valdecy Urquiza, foi agraciado com a condecoração denominada Ordem da Comunidade de Polícias das Américas.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da Argentina, Alberto Fernandez, e pelo ministro de segurança do país vizinho, Aníbal Fernández.
A AMERIPOL é um mecanismo de cooperação encarregado de promover o trabalho em matéria técnico-científica, capacitar, promover o intercâmbio de informações e avançar na assistência judiciária, com o objetivo de trabalhar estratégica contra as ameaças originárias do crime organizado transnacional. Atualmente é composta por 35 Forças Policiais e 30 Organizações de Observação, distribuídas pelo mundo.