Evento congregou comunidade marítima internacional em torno dos Auxílios à Navegação
O último final de semana marcou o encerramento das atividades da 20ª Conferência Internacional da IALA – International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities. Após uma semana de profícua atividade em prol das necessidades atuais e futuras da segurança da navegação marítima, o evento foi concluído com a eleição do novo Conselho da IALA e do Contra-Almirante (RM1) Marcos Lourenço de Almeida para Presidente da entidade.
Os trabalhos foram iniciados no final de semana anterior, com a realização do 4º Seminário da IALA sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural dos Auxílios à Navegação, e do Seminário Pré-Conferência da IALA World-Wide Academy. A partir da abertura oficial, ocorrida no dia 29 de maio, deu-se início às apresentações, que totalizaram 140 sessões técnicas, divididas entre o auditório principal e um ambiente paralelo denominado Speaker´s Corner. Em ambos os ambientes foi possível conferir os trabalhos desenvolvidos por especialistas na área e a rica troca de conhecimentos, proporcionada pelo público presente.
A Exibição Industrial, que foi sucesso de público durante todo o evento, contou com 38 empresas exibidoras, de 15 diferentes países, em uma área de quase 2 mil m2. Nela, os participantes da Conferência puderam conhecer e discutir os últimos desenvolvimentos em Auxílios à Navegação Marítima, incluindo tecnologia VTS – Vessel Trafic Service (sistemas para o monitoramento do tráfego de embarcações).
Público reunido na abertura da Exibição Industrial da 20ª Conferência da IALA
O assessor da Diretoria de Hidrografia e Navegação para assuntos da IALA e Diretor da 20ª conferência, Capitão de Mar e Guerra Alberto Piovesana Júnior (RM1), foi proposto pelo Secretariado da IALA e aceito pelo Conselho da entidade em sua 78ª Sessão realizada no dia 3 de junho, como Membro Honorário da IALA. Para ele, a realização da Conferência no Brasil não representa apenas a atividade laboriosa – que, de fato, foi – mas, sim, uma oportunidade ímpar para o País. “Por estarmos sediando o evento, temos a chance de um maior número de brasileiros acompanharem o estado da arte nesse importante campo da indústria marítima. E temos, ainda, a possibilidade de apresentar a importantes e influentes participantes estrangeiros uma mensagem positiva sobre diversos aspectos do Brasil, evidenciando o nosso compromisso com a segurança da navegação regional e global”, comentou.
A conferência teve, ainda, como eventos paralelos, atividades de caráter social e cultural, sempre com o objetivo de bem apresentar o País. O “Partner´s Program”, orientado aos acompanhantes dos delegados participantes da Conferência, ressaltou os aspectos culturais, sociais e turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Foi uma singular oportunidade de transmitir a um diverso grupo de estrangeiros uma mensagem de tudo que o Brasil tem de positivo, gerando retorno de imagem para o País.
Grupo participante do Partner´s Program em visita ao Pão de Açúcar
Ocorreram também, nas dependências do Centro de Convenções & Hotéis Windsor, a Exposição Fotográfica “Augustin-Jean Fresnel”, retratando diferentes faróis de todo o mundo, que utilizam essas famosas lentes e, ainda, a Visita Virtual ao Farol da Ilha Rasa, dispondo de equipamentos e tecnologia de realidade aumentada para proporcionar aos visitantes a sensação de estar na ilha.
Sala da Visita Virtual ao Farol da Ilha Rasa
No último dia da conferência, durante a 78ª Sessão do Conselho da IALA, o Contra-Almirante (RM1) Marcos Almeida foi eleito Presidente da entidade, por unanimidade. Para ele, as perspectivas para os próximos anos nesse campo de atuação são bastante animadoras:
“Existem grandes expectativas em andamento no universo dos Auxílios à Navegação (AtoN), em particular com a rápida evolução das tecnologias digitais e da inteligência artificial, que poderá ter um grande impacto nos AtoN e nas tecnologias envolvidas. No entanto, a maior expectativa atual é a transformação da IALA em organização intergovernamental (OIG) e seus possíveis reflexos na forma de atuação da IALA”, explica o Almirante.
Contra-Almirante (RM1) Marcos Almeida em seu primeiro discurso após assumir a Presidência da IALA
“A magnitude da Conferência da IALA teve grande impacto nas empresas que atuam no Brasil, o que gera uma expectativa de maior envolvimento da indústria nacional no setor. O número recorde de trabalhos apresentados já foi um grande sinal da repercussão pré-conferência. O maior esforço do Brasil, agora, deve ser na ratificação da Convenção da IALA, de modo a não desperdiçarmos todo ganho que tivemos com a Conferência. Conforme divulgado pelo Secretário-Geral da IALA, a Convenção já deverá entrar em vigor em 2024”, complementa o Almirante Marcos Almeida.
Para o Secretário-Geral da IALA, Francis Zachariae, de nacionalidade dinamarquesa, o evento sediado no Brasil atingiu os objetivos e as expectativas da entidade. “Tivemos uma semana incrível no Rio de Janeiro, de muito sucesso para a IALA. Como de costume, quando os membros da IALA se reúnem, é impressionante a grandeza e a variedade do conhecimento compartilhado. As conclusões da Conferência nos deixam bastante entusiasmados para os trabalhos vindouros, até a próxima Conferência em 2027”, relata.
A Marinha do Brasil foi a responsável pela preparação e organização da 20ª Conferência Internacional da IALA, a qual contou com os seguintes patrocínios oficiais: ITAIPU Binacional, Vale, Porto do Açu, AMS Group, Leonardo, Sealite/Sabik, Mediterraneo Señales Marítimas (MSM), Arbo Plástico, International Foundation for Aids to Navigation (IFAN), Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA), Syndarma e CS Marítimas.
O evento recebeu o selo Carbono Neutro do Programa “O´Green de Descarbonização”, que consiste na neutralização dos gases do efeito estufa emitidos devido à sua realização, através da compra de créditos de carbono de projetos validados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que capturam ou evitam a emissão de GEE.
A próxima conferência da IALA será em Mumbai, na Índia, em 2027, e a cerimônia de encerramento marcou a passagem dessa responsabilidade à Delegação Indiana.
Representante da Delegação Indiana recebe a bandeira da IALA como próximo anfitrião da Conferência
As informações são da Agência Marinha de Notícias.