A Academia da Força Aérea (AFA) se despediu, no dia 11/04, do Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, que passou o Comando da Organização Militar e da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS) ao Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo.
A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior. Estiveram presentes, ainda, os Chefes de Divisões da GUARNAE-YS; o Graduado-Master da Guarnição, Suboficial Alexandro Augusto Cinat Carbonaro; além de autoridades civis e militares, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, veteranos e familiares.
Durante a solenidade, o Brigadeiro Gobett proferiu suas palavras de agradecimento e despedida à Guarnição de Pirassununga. “Uma intensa e desafiante jornada! Dois anos vividos com ânimo e alegria, durante os quais a honra e a responsabilidade do Comando estiveram ao lado da oportunidade e do privilégio de exercê-lo à frente de homens e mulheres de espírito solidário, comprometidos, orgulhosos do resultado do seu trabalho”, afirmou.
O Brigadeiro Gobett enfatizou a amizade entre as escolas de formação, como a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e a Escola Naval (EN), além de realçar o suporte recebido das Organizações de ensino da FAB em prol da formação do militar. “Esse apoio incondicional possibilitou à AFA atingir suas metas administrativas, operacionais e acadêmicas. A busca contínua da excelência administrativa e operacional sempre esteve acima dos direitos e interesses individuais e, assim, juntos, colaboramos com a evolução desta Instituição octogenária”, destacou.
Ao se dirigir ao novo Comandante, o Brigadeiro Gobett desejou sucesso na nova missão e na fase que se iniciam na AFA. “Estou convicto de que seu perfil, sua competência e suas características – sobriedade, equilíbrio e bom senso – irão avigorar essa nova fase da trajetória do Ninho das Águias”, disse.
Na oportunidade, o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos destacou os 17 anos de trajetória na GUARNAE-YS e enalteceu os feitos do Brigadeiro Gobett à frente da Instituição, de piloto com notáveis marcas operacionais na Academia até se tornar comandante da mesma. “O Brigadeiro Gobett demonstrou toda sua capacidade de gestão e liderança no desenvolvimento de diversos projetos que trouxeram ainda mais brilho para o Ninho das Águias, como: a implantação dos simuladores de voo T-4000 Modernizados; o recebimento das aeronaves T-27 Tucano modernizadas; e a conclusão de toda a instrução aérea no 1º EIA em 2022”, disse. Por fim, ressaltou que foi criado um alicerce para que o próximo comandante possa continuar a desenvolver os projetos estratégicos estabelecidos para a AFA.
Após a passagem de comando, o Brigadeiro Gobett passa a exercer o cargo de Chefe da Subchefia de Planejamento e Controle do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), em São Paulo (SP).
O Novo Comandante
O Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo é natural de João Pessoa/PB. Ingressou na Força Aérea em 01/02/1986 e foi promovido ao atual posto em 31/03/2021. Dentre os principais cargos exercidos, destacam-se os de Comandante do Grupo de Transporte Especial, Comandante da Base Aérea de Salvador, Adido Aeronáutico do Brasil no Paraguai, e Subchefe de Política e Estratégia e de Assuntos Internacionais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. O novo comandante possui mais de 4.000 horas de voo.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança