Durante a realização da LAAD 2023, o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno recebeu, no estande da FAB, o CEO da SAAB Micael Johansson. Durante o encontro, foram discutidos assuntos estratégicos que envolvem a parceria entre a Força Aérea e a SAAB relacionados à produção dos caças Gripen E na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP) ainda neste mês de abril.
Por ser a maior feira de segurança e defesa da América Latina é de fundamental importância que se discutam assuntos que incrementem a segurança nacional. Neste sentido, Micael Johansson destacou o trabalho realizado em conjunto com a Força Aérea que resultaram na entrega das aeronaves Gripen ao Brasil o que, consequentemente, fortalecem a defesa aérea brasileira.
Em reunião com o Comandante da FAB, o Tenente-Brigadeiro Damasceno, Micael Johansson salientou que a LAAD 2023 é uma grande oportunidade de fechar negócios e firmar parcerias, como ocorre com a Força Aérea. Além disso, Micael ressaltou que o encontro de hoje foi fundamental para que se discutissem as açoes relacionadas a produção do Gripen do Brasil. “Eu acredito que esta é uma excelente edição para fecharmos negócios, principalmente pelo fato de podermos conversar sobre assuntos estratégicos que envolvam a produção e implementação do Gripen no Brasil”, disse.
Em seguida, o Comandante do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1° GDA – Esquadrão Jaguar), Tenente-Coronel Gustavo de Oliveira Pascotto e o Vice-Presidente e Diretor Global da SAAB, Mikael Franzén, ministraram uma palestra sobre o Programa Gripen no Brasil e o processo de implantação da aeronave na Base Aérea de Anápolis (BAAN), finalizado neste mês.
“É claro que a parceria com a Força Aérea nos faz poder estar à frente em relação à expansão dos nossos negócios. O Gripen E é, realmente, a aeronave símbolo do maior programa de transferência de tecnologia da Suécia para o Brasil, com grande contribuição para o desenvolvimento da indústria de defesa nacional”, explica Mikael.
A parceria, entre SAAB e FAB, tem como resultado a aquisição de 36 aeronaves Gripen E – denominadas pela Força Aérea de F-39 Gripen – e, dessas, quatro já estão em operação no país, sendo implementadas pelo 1° GDA.
Segundo o Tenente-Coronel Gustavo, a implementação operacional do Gripen teve início em dezembro do ano passado, quando foram feitos alguns voos de treinamento. E, esse ano, a partir de março iniciaram-se novos cursos na BAAN para continuar a formação dos pilotos que começaram o curso na Suécia de maneira a especializa-los aos novos sistemas e sensores do Gripe E.
“O Gripen E é um caça inteligente que usa vários sistemas e sensores que por meio da fusão de dados oferece informações de alta capacidade totalmente fáceis de interpretação por parte do piloto o que auxilia na tomada de decisão”, complementa.
Formação de Piloto
Para a formação dos pilotos do F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira foi realizada uma série de treinamentos, divididos em etapas. Dos pilotos que realizaram o curso na Suécia, nos temos 10 pilotos especializados no Gripen C. E no momento, 6 deles iniciam a operação o Gripen E.
O Comandante da FAB também recebeu a Embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen e demais autoridades estrangeiras. Além disso, visitou o estande da AEL Sistemas, onde pode conhecer as novas tecnologias de Centro de Comando de Controle (C2) modular e adaptável para ser empregado em salas de C2, centros de C2 ou em um C2 aeroembarcado.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança