Na edição da LAAD deste ano, no Rio de Janeiro, o Ministério da Defesa (MD) promoverá painéis sobre o trabalho da pasta com a Base Industrial de Defesa (BID) e o Simpósio Internacional de Logística Militar. O evento, entre os dias 11 e 14 de abril, incentiva as empresas de defesa do parque industrial brasileiro. O papel do MD é equipar as Forças Armadas para a garantia da soberania nacional, além de contribuir para o desenvolvimento do País, com a geração de empregos e renda.
Painéis
De 12 a 14, à tarde, a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD-MD) irá realizar painéis sobre o trabalho com a BID. Entre os principais temas estão “Catalogação e gestão do ciclo de vida em prol de uma BID forte”; “Credenciamento de empresas e classificação de produtos de defesa”; “Regime Especial de Tributação para a Indústria de Defesa (RETID)”; e “Seguros e garantias para exportação de produtos de defesa”.
Simpósio
De 12 a 14, pela manhã, a Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG-MD) promoverá o Simpósio Internacional de Logística Militar, com palestrantes nacionais e internacionais. Serão realizadas seis palestras para abordar experiências bem-sucedidas na área da logística militar, mundialmente praticadas, para enriquecer o conhecimento das Forças Armadas. Entre os temas, estão “O transporte durante conflitos, crises humanitárias e em ambientes de difícil acesso”; “Os desafios logísticos para um país da OTAN”; e “O novo cenário global para as Forças Armadas – desafios para a logística”.
Proteção da Amazônia
Além do estande do MD e das Forças Armadas, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM-MD) também conta com um espaço dedicado, onde irá expor ferramentas e sistemas utilizados para contribuir na proteção do meio ambiente. Vale destacar a plataforma Painel do Fogo, para identificação antecipada de ameaças de incêndio; a plataforma SipamHidro, que gera dados sobre as condições hidrometeorológicas da região amazônica e auxilia na mitigação dos impactos causados por eventos severos; e equipamentos de inteligência, que auxiliam as Forças Armadas e de segurança pública no monitoramento de ameaças transfronteiriças; entre outros.
Defesa em prol da ciência
Com o intuito de fortalecer a mentalidade de defesa na sociedade brasileira, a Escola Superior de Guerra (ESG) e a Escola Superior de Defesa (ESD) estarão presentes na LAAD. As instituições buscam desenvolver atividades acadêmicas em temas de interesse da defesa nacional, considerados os campos de segurança e desenvolvimento. No espaço reservado na feira, será possível conhecer os cursos oferecidos por meio de folders, banners e vídeos institucionais.
Conheça um pouco da LAAD 2023
A feira de defesa e segurança da América Latina ocorre desde 1997. Além das Forças Armadas, outras Instituições brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços “multiclientes” participam do evento: forças especiais, forças de segurança e agências governamentais, entre outras instituições.
A programação inclui, ainda, exposições sobre segurança, congressos e seminários com informações e novidades do setor. A participação do MD na LAAD 2023 é resultado de parceria com a empresa organizadora do evento, decorrente de um acordo de cooperação. Cadastre-se aqui:
Serviço:
Data: 11 a 14 de abril
Horários: 11, 12 e 13/04 – das10h às 18h – e 14/04 – das 10h às 17h
Local: Riocentro, Avenida Salvador Allende – Barra da Tijuca, RJ
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança