O Ministério da Defesa (MD), por meio do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI) da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) sediou, na quarta-feira (22), o 2º Seminário sobre o Acordo de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E, na sigla em inglês). O evento foi realizado na Escola Superior de Defesa (ESD).
Firmado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos em 2020, o acordo RDT&E entrou em vigor em maio de 2022 e busca facilitar o financiamento de pesquisa e desenvolvimento no campo militar. Participaram integrantes do MD, do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e das Forças Armadas dos países signatários, além do Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, e representantes da Escola.
Especialistas
O seminário reuniu especialistas e tomadores de decisão na área da ciência, tecnologia e inovação da defesa brasileira e norte-americana, de forma a antever e planejar oportunidades que deverão ser exploradas no contexto do acordo para permitir o crescimento e a evolução de projetos estratégicos para as Forças Armadas (FA) de ambos os países.
O Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da SEPROD, General Carlos Eduardo da Mota Góes, fez a abertura do evento, destacando a iniciativa como uma oportunidade para debater e incrementar informações importantes sobre o acordo, sobre sinergia, colaboração e parceria entre os participantes, em áreas como armamento, informação, tecnologia e comunicação estratégica militar.
Já o executivo de Pesquisa e Engenharia do SouthCom, Sam Valencia, apresentou o tema Ciência, do Departamento de Defesa dos EUA, Sistema de Tecnologia e Inovação. “É um time de trabalho com expectativas grandes. Nós acreditamos neste encontro e na sua importância, uma vez que buscamos encontrar soluções tecnológicas eficientes para integrar, testar e fornecer capacidades aprimoradas aos combatentes das Forças Armadas”, assinalou.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança