No mês de maio, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), se reunirá com um grupo de deputados do Parlamento Europeu, com os quais irá dialogar sobre temas como a ratificação do Tratado de Livre Comércio MERCOSUL – UE. O encontro foi confirmado pelo presidente da CREDN, Paulo Alexandre Barbosa, em conversa com o Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybáñez.
No mês de maio, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), se reunirá com um grupo de deputados do Parlamento Europeu, com os quais irá dialogar sobre temas como a ratificação do Tratado de Livre Comércio MERCOSUL – UE. O encontro foi confirmado nesta quarta-feira, 22, pelo presidente da CREDN, Paulo Alexandre Barbosa, em conversa com o Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybáñez.
“Os eurodeputados estarão no Brasil nos dias 15 e 16 de maio e esta será uma excelente oportunidade para restabelecermos o diálogo interparlamentar. Cabe aos parlamentos, discutir e ratificar o Tratado de Livre Comércio. Vamos tratar deste tema, mas também vamos aproveitar para explorar novas agendas de cooperação com a UE”, explicou o deputado.
Entre os parlamentares que se reunirão na CREDN, estarão os deputados que chefiam as delegações para as relações com o Brasil e com o MERCOSUL. “Essa interação irá reforçar a diplomacia parlamentar nas duas direções e, certamente, trará muitos benefícios para as relações do Brasil e do MERCOSUL, com a Europa”, assinalou Paulo Alexandre.
Ignácio Ybáñez também se mostrou otimista com a conclusão do processo negociador do TLC MERCOSUL – UE. “É possível que, em julho, o acordo esteja pronto para ser enviado aos parlamentos, o que seria uma excelente notícia, uma vez que, também em julho, teremos em Bruxelas, a retomada da Cúpula CELAC-UE”, explicou.
Ybáñez anunciou, ainda, que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estará no Brasil nos dias 12 e 13 de abril, dando sequência à uma série de visitas de alto nível do bloco, ao país. “Há um enorme interesse da União Europeia, incluindo seus parlamentares, em aprofundar o diálogo com o Brasil. Temos uma excelente relação, mas ainda não exploramos todo o potencial existente”, afirmou.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança