O Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), participou, nesta terça-feira (21), de reunião com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Na ocasião, foram debatidas oportunidades de parcerias no setor, para incentivo à Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS).
Durante o encontro, realizado na sede da Pasta, o Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, destacou o papel da Secretaria. “O entendimento do real cenário que envolve nosso parque industrial de defesa é primordial para que possamos executar nosso trabalho em prol de uma BID forte”, disse.
No dia 29 de março, representantes da SEPROD e da ABIMAQ voltam a se reunir, em evento virtual, para dar continuidade aos temas abordados na primeira reunião, como oportunidades de parceria no âmbito da indústria de máquinas e equipamentos.
Também participaram do encontro o Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI-MD), General de Brigada Carlos Eduardo da Mota Góes; o Diretor do Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD-MD), Contra-Almirante Vagner Belarmino de Oliveira; e o Presidente da Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos e Componentes de Defesa e Segurança, João Eduardo Dmitruk; entre outros.
ESD
Com o objetivo de ampliar a visão sobre o poder nacional do Estado Brasileiro, a partir da integração de percepções no campo da segurança, do desenvolvimento e da defesa, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, realizou, nesta quinta-feira (16), uma palestra na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF). A apresentação integra o primeiro Ciclo Anual de Palestras (CAP) de 2023 e a aula magna do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED).
O Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, abriu a solenidade e destacou que o evento vem ao encontro do lema da instituição ꟷ “Conhecimento em Prol da Defesa” ꟷ, uma vez que a atividade busca disseminar conhecimento qualitativo por meio da análise e do debate de temas atuais e de grande relevância para o Brasil.
Investimentos
Sob o título “Ministério da Defesa e os desafios para a Defesa e a Segurança do Brasil”, a apresentação do ministro ressaltou a importância da defesa para o País. Em sua explanação, José Mucio abordou os investimentos que a área demanda. “Estamos com um grupo voltado para buscar fontes e fundos externos para investir na indústria de defesa. O objetivo é levantar recursos a serem destinados às Forças Armadas, pois investir na indústria de defesa é fortalecer a defesa interna, garantir a nossa integridade física e territorial, incentivar a tecnologia, gerar empregos de qualidade, atender a sociedade e realizar inclusão social”, assinalou.
O evento foi voltado para oficiais superiores das Forças Armadas (FA), para servidores da alta administração federal, e integrantes do CAED e do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE).
Também prestigiaram a apresentação, o Comandante do Exército Brasileiro (EB), General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; e o Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro; dentre outras autoridades.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança