Profissionais de nível técnico concluíram o Estágio Básico de Sargentos Temporários em guarnições do Rio Grande do Sul. A solenidade, que marcou o término do curso em Santa Maria, reuniu familiares e amigos dos concludentes no 1º Regimento de Carros de Combate. Ao todo, 37 sargentos já começaram a servir em diversas organizações militares da região.
A turma é formada por profissionais de diversas qualificações: Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Técnico em Manutenção Automotiva. Dentre eles, 26 mulheres e 11 homens.
Programa do estágio
O estágio é dividido em duas fases. A primeira é destinada às instruções comuns, em que os instruendos têm a oportunidade de aprender e aperfeiçoar atributos da área afetiva, como espírito de coesão, liderança, abnegação e desenvoltura. Na segunda fase, os estagiários são direcionados a atividades específicas de cada área de especialidade, associada às funções que irão desempenhar após o período de formação.
Entre os treinamentos práticos específicos da carreira militar, os estagiários passam pelo Tiro de Instrução Básico de Fuzil 7,62 mm e de Tiro de Pistola 9 mm. Também participaram de um apronto operacional, e do Campo de Instrução Básica, com instruções de abrigos improvisados, orientação diurna e noturna e realização de marcha de 8 km. O Treinamento Físico Militar também é parte integral do treinamento dos novos sargentos.
Todas as atividades têm como objetivo promover a adaptação do Sargento Técnico Temporário à vida em campanha e na caserna. A formação busca desenvolver nos novos militares habilidades e atributos inerentes ao soldado de Caxias, como a iniciativa, a coragem, a flexibilidade, a resistência e a perseverança.
O Sargento Temporário
O Serviço Militar Temporário tem caráter transitório, com duração de 12 meses, prorrogáveis por períodos iguais, até o tempo máximo permitido em lei de 96 meses. Podem incorporar como militares temporários homens e mulheres voluntários que sejam técnicos ou especialistas em diversas áreas de interesse da Força Terrestre. O ingresso ocorre por meio de processos seletivos simplificados divulgados regionalmente nos sites das 12 (doze) Regiões Militares existentes no Brasil.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança