O grito da torcida ecoava do palco na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, onde aconteceu a edição 2023 do Festival SESI de Robótica. O evento rolou entre 15 e 18 de março, contou com a participação de 1.937 competidores e mais de 46,6 mil visitantes. As competições ocorreram nas modalidades de FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools.
O evento foi marcado por fortes emoções. A estreia da categoria FRC foi o elo que faltava para deixar o festival o mais emocionante possível. Nesses quatro dias, você conheceu mais sobre o FRC, as conexões que a robótica forma, as oficinas do Espaço SESI Lab, os alunos mais geniais do mundo dos robôs e muito mais. Muito além dos robôs, a robótica transforma a vida de todos que estão envolvidos: dos alunos, aos técnicos, juízes e pais.
Confira os grandes ganhadores dos torneios de robótica 2022-2023!
Vencedores – FIRST LEGO LEAGUE CHALLENGE (FLL)
Desafio Aliança
- Halley, da Escola SESI Samir Nakad, em Birigui (SP) + SESI Heroes, da Escola SESI de Jundiaí (SP)
Champion’s Awards
O grande prêmio. Ele celebra a equipe que incorporou a experiência da FLL, por meio de todos os Core Values, ao mesmo tempo que alcançou com excelência e inovação tanto no Desempenho do Robô, no Design do Robô e no Projeto de Inovação.
- 1º lugar: Lego Bros MG, do SESI José Bento Nogueira Junqueira (MG)
- 2º lugar: Red Rabbit, da Escola SESI de Americana (SP)
- 3º lugar: Amigos Droids, equipe de garagem de Belo Horizonte (MG)
- 4º lugar: Robotic Engineers, do SESI Campinas, em Goiânia (GO)
Prêmio SESI e Engie
Prêmio que reconhece o projeto de inovação na área de energia – tema da temporada
- Red Rabbit, da Escola SESI de Americana (SP)
“É uma sensação muito única, é uma coisa muito inexplicável. Eu estou no meu último ano – eu participo de competições há 4 anos – e é uma sensação que nunca muda, de orgulho e satisfação, de saber que tudo o que eu fiz valeu a pena. Eu sou infinitamente grata por estar aqui e queria poder viver tudo isso de novo”, comemora a estudante Beatriz Gonçalves, da equipe Lego Bros.
Vencedores – F1 IN SCHOOLS
As equipes que melhor pontuarem em todos os requisitos avaliados é a grande vencedora do torneio.
- 1º lugar: Mach One Planalto, do SESI Planalto (GO)
- 2º lugar: SESI SENAI SC Alpha, Escola S – Sesi Senai Criciúma (SC)
- 3º lugar: Hyoku, do Eurico de Aguiar Sales SESI Linhares (ES)
Corrida mata-mata
Em duas sessões de corrida, a equipe com o ‘tempo de corrida total’ mais veloz é a vencedora deste round do mata-mata.
- 1º lugar: Tucuna, da Escola SESI de Araguaína (TO)
- 2º lugar: SESI SENAI SC Alpha, Escola S – Sesi Senai Criciúma (SC)
“É uma sensação muito boa, inexplicável, saber que todo esforço, todo o trabalho, meses de trabalho, feriados perdidos, foram recompensados nesse torneio. Saber que a gente vai para o mundial é muito gratificante”, disse, em meio às lágrimas, o estudante Guilherme Lima, da equipe Mach One Planalto, que ficaram em 1º lugar no grande prêmio.
“Eu estou extremamente feliz porque no ano passado a gente ficou em segundo lugar, então ficou aquele sentimento de ‘será que vamos ficar em segundo de novo?’. Então é algo muito reconfortante ter ganhado agora e eu tenho certeza de que isso foi muito justo porque nós merecemos de fato!”, comemorou Maria Moares Vieira, da equipe Tucuna (TO) – vencedores da disputa mata-mata.
Vencedores – FIRST TECH CHALLENGE (FTC)
Prêmio inspiração
A equipe que trabalhou em conjunto e desempenhou com êxito a tarefa de projetar e construir o robô.
- 1º lugar: Justice FTC Team, do SESI Planalto (GO)
- 2º lugar: Falcons, do SESI Escola Anna Adelaide Bello (MA)
- 3º lugar: Ananintech, da Escola SESI Ananindeua (PA)
Aliança vencedora
Esse prêmio é concedido à Aliança vencedora representada na Partida final.
- SESI SENAI SC AgroTech, da Escola S-SESI SENAI (SC) + Alpha Byte, da Escola SESI Jacarepaguá – Freguesia, no Rio de Janeiro (RJ) + Cavalo Vendado, do Colégio Marista Medianeira (RS)
Aliança finalista
Esse prêmio é concedido à Aliança finalista representada na partida final.
- SESI FTCAMB, da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (AL) + SESI SENAI FTBEN, da Unidade integrada SESI SENAI Carlos Guido Ferrario Lobo (AL) + SESI SENAI SC TechMaker Challenge, do Espaço de Educação Maker Blumenau (SC)
- SESI SENAI SC AgroTech, da Escola S-SESI SENAI (SC) + Alpha Byte, da Escola SESI Jacarepaguá – Freguesia, no Rio de Janeiro (RJ) + Cavalo Vendado, do Colégio Marista Medianeira (RS)
“A minha equipe mereceu esse prêmio e é inspiração para as demais porque demonstrou diariamente como é possível ter uma segunda família fora de casa. Não tenho como explicar a sensação de gratidão por saber que vou competir para fora!”, celebrou a estudante Ana Gabriela de Mello, de 17 anos, da equipe Justice.
A FRC é considerada a olimpíadas dos robôs! A maior competição de robótica traz robôs de porte industrial, com mais de 55 quilos.
Vencedores – FIRST ROBOTICS COMPETITION (FRC)
Batalha dos robôs
Participaram das disputas finais 6 equipes.
- Finalistas aliança azul: 7563 SESI SENAI Megazord, do SESI SENAI Jundiaí (SP) + 1156 Under Control, do Colégio Marista Pio XII (RS) + 9168 Agrobot, do SENAI Rondonópolis (MT)
- Finalistas aliança vermelha: 9175 BrainMachine, da Escola SESI SENAI Catalão (GO) + 7565 SESI SENAI Robonáticos, do SESI CE 111 (SP) + 9200 Stardust, do SESI Jardim Nova Suíça, em Limeira (SP)
Regional Finalist
3 equipes que ficam em segundo lugar nas finais do torneio.
- Vermelha: 9175 BrainMachine, da Escola SESI SENAI Catalão (GO) + 7565 SESI SENAI Robonáticos, do SESI CE 111 (SP) + 9200 Stardust, do SESI Jardim Nova Suíça, em Limeira (SP)
Regional Winner Award
3 equipes que vencem as finais do torneio.
- Azul: 7563 SESI SENAI Megazord, do SESI SENAI Jundiaí (SP) + 1156 Under Control, do Colégio Marista Pio XII (RS) + 9168 Agrobot, do SENAI Rondonópolis (MT)
FIRST Impact Award
É o prêmio de maior prestígio da FIRST, homenageia a equipe que melhor representa um modelo para outras equipes imitarem e melhor incorpora a missão da FIRST.
- 7563 SESI SENAI Megazord, do SESI SENAI Jundiaí (SP)
“O resultado é fruto do trabalho de muitas pessoas. Nós trabalhamos muito duro durante seis semanas. Alunos que não tem nem dois meses de curso ainda. E trabalhamos fortemente no projeto. A gente fez um bom trabalho, teve o melhor robô, viemos ganhando, batalha por batalha, perdemos algumas, mas o robô se mostrou forte, convenceu as demais alianças”, lembra Diego Henrique de Andrade, técnico da equipe Agrobot.
Muitas outras equipes foram reconhecidas nas categorias técnicas das competições. Confira os premiados aqui!
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança