No dia 14 de março, durante a Operação Ágata, navios da Força-Tarefa, sob o Comando do 9º Distrito Naval, apreenderam três embarcações, que realizavam transporte ilegal de carga, e um flutuante, utilizado para garimpo ilegal, na foz do rio Jutaí, no Estado do Amazonas.
Um barco motor tipo regional, uma balsa com óleo diesel marítimo e uma embarcação de alumínio foram apreendidos. Os integrantes da Força-Tarefa também encontraram dinheiro em espécie, armamento e munição. A bordo do flutuante havia motores e bombas utilizadas para a extração de seixo e máquinas separadoras de mercúrio e ouro.
A ação da Marinha do Brasil contou a participação de agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), no âmbito da Operação Ágata, que visa combater crimes transfronteiriços e ambientais.
A Força-Tarefa é composta por cinco navios do Comando da Flotilha do Amazonas, duas aeronaves do Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91) e um pelotão de Fuzileiros Navais, com duas lanchas de combate do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtOpRib).
São Paulo
A comissão “Caminho dos Bandeirantes I” chegou ao fim na semana passada, após a Agência Escola Flutuante (AgEFlut) “Anhanguera” navegar um total de 498 milhas náuticas, cerca de 801,4 km, pelos rios Tietê e São José dos Dourados, e atracar em Barra-Bonita (SP). A Comissão iniciou no dia 28 de fevereiro, contou com 18 militares e, ineditamente, com o embarque de dois técnicos, do Departamento Hidrográfico de São Paulo, responsáveis pela manutenção da sinalização náutica do baixo e médio Tietê.
“A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 8° Distrito Naval, se fez presente em grande parte da Hidrovia do Tietê-Paraná, realizando, de maneira sinérgica e coordenada, um trabalho voltado para a Segurança da Navegação, com o Departamento Hidrográfico”, afirmou o Capitão dos Portos do Tietê-Paraná, Capitão de Fragata Luiz Carlos Calvo Dos Santos Junior.
As informações são da Agência Marinha de Notícias.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança