O 52º Batalhão de Infantaria de Selva realizou diversas atividades de preparação para o Exercício CORE 2023 (Combined Operation and Rotation Exercise), adestramento entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos da América que acontecerá no segundo semestre deste ano. Em busca do desenvolvimento da liderança nas pequenas frações e, consequentemente, da coesão da tropa, o Batalhão colocou em ação, entre 6 e 10 de março, a Operação Munduruku I, exercício de adestramento de técnicas, táticas e procedimentos para integrantes da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva.
Durante a Operação, foram ministradas instruções de maneabilidade de Grupo de Combate; Exercício de Tiro Real de Fração; Orientação e Navegação; Conduta em Combate; Atendimento Pré-hospitalar e Comunicações. Na oportunidade, foi possível verificar o nível de operacionalidade atingido pela tropa e preparar o adestramento de tropas nível pelotão e nível companhia.
Avaliação física
No mesmo período, o Batalhão recebeu uma comitiva do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército, que realizou um estudo e uma avaliação física personalizada dos integrantes da tropa que deverão compor o exercício CORE 2023. Na ocasião, foram realizadas análise da composição corporal e aplicação diagnóstica do teste físico operacional.
Foram submetidos a essa avaliação os militares da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva (1ª Cia Fuz Sl) e alguns elementos destacados para funções específicas nos pelotões de Comunicações, de Saúde e de Caçadores, que também participarão do CORE 2023. O teste físico operacional foi aplicado a todos os oficiais, sargentos, cabos e soldados integrantes da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva, com a verificação e correção da execução de todos os exercícios do teste.
Exercício CORE
O Combined Operation and Rotation Exercise – CORE 23 é um exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos da América previsto para acontecer nos meses de outubro e novembro de 2023 e também em 2024, nas guarnições de Belém, Macapá, Oiapoque e no distrito de Clevelândia do Norte. A atividade tem como objetivos aumentar a capacidade operacional da tropa, manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança