O deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT/RS) encaminhou à Presidência da Câmara requerimento para criar a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira. A proposta ainda será avaliada pela Mesa.
Lindenmeyer vem recolhendo assinaturas para criação da Frente. Uma das sugestões do parlamentar é usar o “poder de compra estatal” para aumentar o fluxo de encomendas, principalmente da Petrobras, por meio de exigências de conteúdo local.
A ideia consta em documento elaborado pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção Naval e Offshore (Sinaval), de meados do ano passado.
Ex-prefeito de Rio Grande (RS), que abriga o estaleiro ERG, da Ecovix, Lindenmeyer tem carreira política ligada à defesa do setor naval. Ele vem atuando mais ativamente como um interlocutor, desde o período do gabinete de transição de governo, em 2022.
Em dezembro do ano passado, o deputado eleito já havia entregue ao grupo de transição responsável pela infraestrutura, sob coordenação da ex-ministra Miriam Belchior, um documento com propostas para a retomada do setor. No escopo, o uso da máquina pública a fim de estimular negócios e desenvolvimento.
Além da Sinaval, o pleito liderado por Lindenmeyer na Câmara tem o apoio da Confederação Nacional dos Metalúrgicos/CUT e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), entre outras.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança