Com a missão de levar conhecimento às populações ribeirinhas do Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a Agência Escola Flutuante “Esperança do Pantanal” realizou, de 26 de fevereiro até 10 de março, a primeira comissão do ano. A embarcação, subordinada à Capitania Fluvial do Pantanal, percorreu, durante 13 dias, 1.040 km no Tramo Sul do Rio Paraguai, de Ladário a Porto Murtinho (MS).
No percurso, foram realizadas ações cívico-sociais, de fiscalização do tráfego aquaviário e do ensino profissional marítimo. O propósito foi fomentar a mentalidade marítima dos moradores e aquaviários da região sul-mato-grossense, fortalecendo, assim, a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.
Em virtude do início da temporada de pesca, em que o fluxo de embarcações aumenta, foi realizada, no dia 2 de março, uma palestra de reciclagem aos aquaviários da região de Porto Murtinho. A atividade foi apresentada pelo Agente Fluvial de Porto Murtinho, Capitão-Tenente Auxiliar da Armada Fabiano Gonçalves Crespo, que explicou o papel da Marinha do Brasil (MB), os principais tipos de autuação, os mandamentos da Segurança da Navegação e os impactos do descarte irregular de lixo.
“Toda vez que faço reciclagem, aprendo algo novo e relembro da importância de itens que usamos no dia a dia, por meio de exemplos, relatos e imagens. É interessante participar da palestra, quem está começando aprende e quem já trabalha na área relembra”, relatou o aquaviário Dário Ramires, comandante de embarcação de turismo.
O navio, que estava há quatro anos em período de manutenção geral, tem como chefe o Suboficial (Motores) Wellington Carvalho Silva. O militar serve há 26 anos à Força e destacou a importância da realização da palestra em localidades distantes dos grandes centros. “Levar a mentalidade de segurança da navegação à população ribeirinha é muito importante, pois conseguimos evitar acidentes e, assim, salvar muitas vidas”.
Ação Cívico-Social
Além das ações voltadas à Segurança da Navegação, a “Esperança do Pantanal” realizou, nos dias 27 de fevereiro e 9 de março, doações aos moradores das regiões de Porto Morrinho e Albuquerque, a 70 e 50 km de Corumbá (MS), respectivamente. No total, 115 famílias ribeirinhas receberam kits de roupas novas, doadas pela Receita Federal.
A Presidente da Associação de Moradores do Distrito de Albuquerque, Odila Maria Silveira Gonçalves, agradeceu as doações e destacou a relação da população local com a MB. “Recebemos a visita e as doações com muito carinho. Somos cerca de 1.500 moradores, maior parte trabalhando na área de pesca e turismo e, por isso, precisamos da MB para conseguirmos carteira de habilitação, conhecermos as regras de navegação e oferecermos um serviço de qualidade aos turistas que nos visitam”, explicou.
As informações são da Agência Marinha de Notícias.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança