A Society of Experimental Test Pilots (SETP) premiou as novas técnicas de ensaio para Reabastecimento em Voo de Helicópteros apresentadas no 14th Annual Southeast Section SETP Symposium pelo Capitão Engenheiro Luís Gustavo Leandro de Paula, do efetivo do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, localizado em São José dos Campos (SP). O IPEV é o maior responsável pela pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação relacionada com os meios de Força Aérea do Brasil.
O maior destaque do simpósio foi a apresentação New Flight Test Techniques for Helicopter Air to Air Refuelling (HAAR) ou Novas técnicas de ensaio para o Reabastecimento em Voo de Helicópteros, apresentada pelo Capitão Engenheiro Luís, que destacou as diferenças e desafios do procedimento de reabastecimento em voo de helicópteros comparado ao realizado por recebedores do tipo asa fixa. Além disso, foram apresentadas as vantagens operacionais desse procedimento.
O Capitão Luís foi agraciado com o prêmio de Melhor Apresentação do Simpósio, que, na oportunidade, foi recebido pelo Vice-presidente da SETP, Andrew McFarland, em nome do autor, pois o evento foi realizado de forma online.
O autor é engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e realizou sua educação continuada no IPEV, especializando-se em engenharia de ensaios em voo em aeronaves de asas rotativas. Os Institutos compõem o complexo do DCTA, localizado em São José dos Campos, maior responsável pela pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação relacionados com os meios da Força Aérea Brasileira.
Dentre as técnicas desenvolvidas, destacou-se o planejamento de ensaios baseado em margem de potência, que possibilitou maximizar, de forma segura, o envelope de voo a ser certificado e o uso de ferramentas estatísticas para determinar a carga de trabalho dos pilotos durante as tarefas de reabastecimento. A premiação consagra, com reconhecimento internacional, as recentes inovações tecnológicas que têm sido desenvolvidas pelos institutos do DCTA e FAB, como a instalação de sensores nas pás do helicóptero, com transmissão de dados em tempo real. Esse tipo de técnica teve que ser desenvolvida no IPEV para aumentar a segurança de voo e a eficiência dos voos de ensaio e futuras capacidades operacionais, visando também a economia de meios, visto que foram necessários menos voos para atingir os objetivos da Operação.
Como celeiro da inovação, o IPEV tem desenvolvido, continuamente, tecnologias no Estado da Arte, e essa, especificamente, é passo primordial para viabilizar um feito inédito na aviação: o reabastecimento de helicópteros por aeronaves a jato como o KC-390 Millennium, garantindo vantagem militar para a FAB.
Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação
O IPEV tem sido reconhecido internacionalmente pela sua capacidade de inovação. A instituição tem uma longa história de colaboração com órgãos de voo de testes de diversos países, o que tem permitido o intercâmbio de conhecimentos e a realização de atividades bilaterais (cooperação com forças aéreas amigas), bem como a participação em simpósios internacionais, sendo o Instituto amplamente premiado por meio de seus militares, enfatizando a excelência técnica desses para a FAB e para o Brasil como um todo.
O IPEV foi agraciado com prêmios e reconhecimento internacionais em outras oportunidades, com destaque para:
- Reconhecimento por ser uma das pouquíssimas escolas de voos de teste no mundo (atualmente existem apenas oito que cumprem os pré-requisitos da SETP);
- Prêmio de Livro do Mês (maio de 2022) da American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA) ao Major Engenheiro Joaquim Neto Dias, pelo trabalho intitulado Active Spanwise Lift Control: A Distributed Parameter Approach;
- Prêmio de Melhor Artigo da classe Trabalhos Técnicos do 49° Simpósio da SFTE, com o trabalho intitulado Presentation of the Optical Trajectography System for Flight Test Operations, realizado em 2018 pelo Dr. Nelson Paiva Oliveira Leite;
- Prêmio de melhor artigo científico na Seção de Desenvolvimento e Aplicações de Simulação do 48° Simpósio da SFTE, com o trabalho intitulado Identification of Aerodynamic Model of a Turboprop Trainer for the IPEV Flight Test Simulator, realizado em 2017 e recebido pelo Major Engenheiro Bruno Giordano;
- Prêmio de melhor trabalho da Conferência de Mecânica de Voo Atmosférico do AIAA (SCITECH 2015), com o trabalho intitulado High Angle of Attack Model Identification with Compressibility Effects, realizado em 2015 pelo Primeiro Tenente Joaquim Neto Dias; e
- Prêmio de melhor artigo científico do 44° Simpósio da SFTE, com o trabalho intitulado Identification of High Angle of Attack Aerodynamic Model Using Flight Data from Spin Tests, realizado em 2013 pelo Primeiro Tenente Joaquim Neto Dias.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
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