A Leonardo ampliará a presença de helicópteros modelo bimotor intermediário AW139 na Austrália durante o Avalon (Australian International Airshow), por meio de pedidos de um total de seis aeronaves, realizado por três operadores diferentes: a Babcock Australasia (Babcock), a RACQ CQ Rescue (CQ Rescue) e a StarFlight Australia.
Todas as seis aeronaves serão entregues nas instalações da linha de montagem final da Leonardo em Vergiate, na Itália, ao longo de 2024.
As duas plataformas AW139 encomendadas pela Babcock realizarão missões HEMS (serviço aeromédico de emergência por helicóptero), Busca e Resgate e Transporte Inter-Hospitalar de pacientes.
As aeronaves serão entregues em 2024 e começarão a operar já no segundo semestre do ano, após customização para as missões. A plataforma contará com uma ampla gama de equipamentos sob medida, incluindo: piloto automático DAFCS (Digital Automatic Flight Control System) de 4 eixos aprimorado com Hover Mode, o novíssimo Avionic Phase 8 e TCAS II (Sistema de Prevenção de Colisões de Trânsito).
Além de holofote, câmera, cortador de fio e guindaste de resgate, entre outros opcionais. Este pedido elevará a frota total da Babcock para nove AW139s, uma vez que eles já operam sete na Austrália em nome da Air Ambulance Victoria e da RACQ CapRescue.
Já as duas AW139 encomendadas pela CQ Rescue serão usadas na região de Mackay, no centro de Queensland, para realizar missões EMS/SAR on-shore e off-shore, dia e noite, e em uma variedade de condições climáticas.
Graças aos novos AW139, o CQ Rescue voará duas vezes mais longe e terá um aumento de 30% na velocidade de missão, comparando com helicópteros anteriores, podendo alcançar comunidades remotas e rurais mais rápido do que nunca. Espera-se que os AW139s sejam entregues no segundo trimestre de 2024, entrando em serviço antes do final do mesmo ano.
O pedido da StarFlight Australia consiste em dois AW139s, que serão operados em Queensland e outras partes da Austrália, realizando missões EMS/SAR em capacidades onshore e offshore. As aeronaves contam com toda a mais recente tecnologia aviônica, de atendimento ao paciente e capacidade de busca e resgate. Deve ser entregue no final de 2024 e entrará em serviço após inclusões e modificações locais, necessárias para a missão.
Este novo pedido elevará o total de helicópteros AW139 operados pelos grupos StarFlight e LifeFlight para 15, nove dos quais são dedicados a missões EMS/SAR.
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