O ano de 2023 estará repleto de atrações culturais promovidas pela Marinha do Brasil (MB) e muitas delas abertas ao público. A programação foi detalhada na tarde desta quinta-feira (02), no Museu Naval, no Rio de Janeiro (RJ), durante a cerimônia de Abertura do Ano Cultural, realizada pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).
Todos os anos, a Força realiza uma série de atividades culturais voltadas aos militares e ao público em geral. O objetivo é preservar e difundir a cultura, de modo a fomentar e estimular o desenvolvimento da mentalidade marítima na sociedade. Durante o evento, o Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias, mencionou ser um ano também especial para a Diretoria, que completa 80 anos de criação, e apresentou as novidades para 2023.
“Pensado e planejado com entusiasmo por nosso corpo técnico-profissional, formado por militares e civis, em especial museólogos, bibliotecários, arquivistas, historiadores e arqueólogos, este calendário de eventos reflete o esforço sinérgico e multidisciplinar, e o empenho inconteste de nosso pessoal em favor da cultura”, enalteceu o Diretor.
Dentre a programação cultural, está a reabertura da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, após passar por obras de recuperação estrutural, conservação e restauração por cerca de um ano. Além do público voltar a apreciar as exposições na Ilha, poderá visitar também a Galeota Dom João VI, depois de nove anos longe do público. A embarcação, utilizada pela Família Real Portuguesa em seus deslocamentos pela Baía de Guanabara, após sua transmigração de Portugal, em virtude das Guerras Napoleônicas, é a mais antiga preservada no Brasil e única na América do Sul.
A cerimônia de abertura também contou com dois lançamentos editoriais. Um deles, o e-book do livro Voga, organizado pelo Comando da Marinha, reunindo conhecimentos e experiências de ilustres Comandantes, visando a aprimorar a capacitação do pessoal da Marinha. A obra já está disponível nas principais plataformas de livros digitais. O outro lançamento trata-se de uma “separata” (edição especial) da revista científica Navigator, com os principais artigos já publicados nela, de 1970 a 2020, sobre a temática da Independência do Brasil. Especializada em artigos sobre história marítima e naval, arqueologia subaquática e áreas afins, a Navigator possui avaliação “B1” no Qualis, Sistema de Avaliação de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mais dez livros, impressos e digitais, estão no prelo para serem lançados no decorrer de 2023.
Dentre as autoridades militares e civis presentes, o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, frisou o papel fundamental das atividades culturais para a formação cidadã: “Cultura é educação e arte.”
As informações são da Agência Marinha de Notícias.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança