O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), apresentou o Relatório final do Grupo de Trabalho (GT) instituído para o desenvolvimento do Sistema Integrado de Fomento à Industria Aeroespacial (SIFIAer), realizado em conjunto com a Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CVD-TI). As atividades do GT iniciaram-se em 21 de agosto de 2020, com término em 30 de dezembro de 2022.
Na ocasião, foram apresentadas as principais características do sistema, como a captação das capacidades tecnológicas das organizações do setor aeroespacial dentro do conceito da Tríplice Hélice da Inovação. Também foram apresentados os principais aspectos gerenciais do desenvolvimento e implementação do SIFIAer, as saídas fornecidas pelo sistema e os próximos passos para o fechamento do desenvolvimento e a conclusão da sua implantação.
O SIFIAer se tornou a principal ferramenta de gestão da CDI. Como resultados prévios, já possui mais de 800 empresas cadastradas, 140 projetos de offset e 890 usuários externos. Como saídas do sistema, já é uma realidade a emissão da Relação de Empresas Candidatas ao Benefício Previsto pelo Convênio ICMS 75/91 (redução da base de cálculo para equivalência da alíquota do ICMS a 4%), a publicação on-line do Catálogo de Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER), bem como a realização de mapeamentos da Base Industrial de Defesa do Setor Aeroespacial por meio de ferramenta de Business Intelligence.
PqTec
O IFI recebeu a visita de membros da direção do Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec). A comitiva do Parque Tecnológico, composta por quatro pessoas (Jeferson Cheriegate – Diretor-Geral, Sérgio Buani – Diretor de Operações, Daniela Villas Boas – Coordenadora do Cluster Aeroespacial e de Defesa e Rubiane Oliveira – Cientista-Chefe), acompanhou uma apresentação institucional no Auditório Azul e visitou os laboratórios metrológicos da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA) e de ensaios não destrutivos da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG).
O objetivo da visita foi estreitar os laços entre as instituições, tendo em vista futuras parcerias nas áreas dimensionais e de ensaios não destrutivos. “Isso é importante”, explicou o Major Engenheiro Glaucio Cavalcanti Viegas, Assessor de Relações Institucionais do IFI, “para a missão do Instituto de fomentar a indústria aeroespacial”.
A complementação das capacidades laboratoriais também foi destacada pelo pessoal do Parque Tecnológico como um dos pontos de potencial aproximação entre as instituições. “Nós temos laboratórios compartilhados que atendem desde indivíduos até empresas. Para nós, é importante ajustar com o IFI um acordo para complementar nossas capacidades laboratoriais”, comentou a Cientista-Chefe do Parque Tecnológico, Rubiane Oliveira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança