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ABIMDE Coordena Pavilhão Brasil na 12ª Edição da Africa Aerospace and Defence (AAD) 2024

A programação da feira inclui três dias de conferências temáticas Entre os dias 18 e 22 de setembro de 2024, Pretória recebe a 12ª edição da Africa Aerospace and Defence (AAD), o maior evento aeroespacial e de defesa do continente africano. Realizada na Força Aérea de...

CONDOR projeta crescimento de 900% no mercado até 2025 com a vigência do Estatuto da Segurança Privada

Somente neste nicho, a empresa de não letais registrou nos últimos 6 meses crescimento de 260% A CONDOR, líder brasileira em tecnologias não letais, projeta um aumento significativo de até 10 vezes no mercado de segurança privada com a nova regulamentação do setor. A...

Crime organizado e a democracia: Raul Jungmann e Samira Bueno participam de painel na XXI Conferência do Forte

A ameaça às democracias gerada pela influência do crime organizado na política e na aplicação da lei em escala global será um dos temas de discussão da XXI Conferência de Segurança Internacional do Forte, em 27 de setembro. Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum...

ICAO conclama comunidade internacional para implantar mobilidade aérea avançada

Organização da Aviação Civil Internacional está incentivando a implantação dessas tecnologias para aumentar a capacidade da aviação de atuar como catalisadora do desenvolvimento sustentável em todas as regiões do mundo Um apelo global à ação para a implantação...

Saab fornece radares de localização de artilharia de última geração para o Exército Britânico

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ABIMDE destaca inovação, tecnologia e colaboração no I Congresso Baiano de Segurança Pública e Prevenção

Palestra trouxe à discussão os principais desafios enfrentados pela segurança pública no Brasil A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) esteve presente no I Congresso Baiano de Segurança Pública e Prevenção, realizado no Gran...

“Lançamento de Armas IV/2024”: Esquadra intensifica testes com míssil MANSUP

Operação no litoral fluminente avalia a eficácia do protótipo e aprimora o adestramento da força naval e aeronaval Entre os dias 11 e 15 de setembro, a Marinha do Brasil (MB) conduziu a operação “Lançamento de Armas IV/2024” na área marítima ao sul de Cabo Frio, no...

Chips, nuvens, robôs: Finep é umas protagonistas da transformação digital no Brasil, com financiamentos de mais de R$ 5 bi

O Brasil deu importante passo, na quarta (11/9), para entrar nas cadeias globais de tecnologia de ponta, definindo metas, prioridades e investimentos iniciais da Missão 4 da Nova Indústria Brasil – que busca impulsionar a revolução digital no país, aumentar a...

Comissão que ampliou a Amazônia Azul e garantiu presença brasileira na Antártica completa 50 anos

A CIRM é dirigida pela Marinha e coordena pesquisas e ações que impulsionam benefícios sociais e econômicos para o País Praticamente todas as nações prósperas e livres dependem ou já dependeram do Mar. As águas navegáveis são fonte inesgotável de oportunidades e...

Kryptus debate cibersegurança e soberania espacial no Seminário Espaço em Pauta

Empresa destaca importância da criptografia pós-quântica para satélites contra guerra cibereletrônica; evento promovido pelo GSI/PR terá transmissão online gratuita A Kryptus, referência brasileira em criptografia e segurança cibernética, marca presença no Seminário...

A segurança de cerca de dois milhões de voos que cruzam os céus do país todos os anos depende de uma série de tarefas complexas desenvolvidas pelas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma delas é a Inspeção em Voo, atividade que existe há 64 anos e que tem a importante missão de fiscalizar, periodicamente, os procedimentos e equipamentos de navegação aérea do Brasil. O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é responsável por essa atividade no Brasil.

Os instrumentos de auxílio à navegação aérea são aqueles que emitem sinais aos receptores de bordo das aeronaves. Durante a falta de contato visual dos pilotos com as pistas, especialmente em condições meteorológicas adversas, esses equipamentos fornecem informações para que as aeronaves possam voar na direção planejada e aterrissar com segurança. Proporcionam, assim, o apoio necessário para a navegação em rota nas proximidades de aeroportos e em manobras de pousos e decolagens, o que demonstra a importância da atividade de Inspeção em Voo.

A primeira Inspeção em Voo realizada em território nacional, com aeronave e tripulação brasileiras, ocorreu em 21 de fevereiro de 1959, com o objetivo de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro, para instalação de um equipamento eletrônico usado na navegação aérea, o VHF Omnidirectional Range (VOR).  Naquele período histórico, era intenso o crescimento da aviação comercial no Brasil e, consequentemente, aumentava também o número de aferições dos instrumentos de aproximação, tornando necessário um setor que planejasse e interpretasse os resultados obtidos durante essas missões.

Em 1960, foi criada a então Seção de Registro e Controle de Voo, subordinada à Diretoria de Rotas Aéreas. Já em maio de 1972, as atividades de Proteção ao Voo foram novamente reestruturadas, com a criação da Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV). Em abril do ano seguinte, foi ativado o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e até hoje responsável por essa atividade no Brasil.

Sediado no Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o GEIV conta com um efetivo formado por pilotos-inspetores, mecânicos de aeronaves, operadores de painel e aqueles empenhados nas atividades de apoio. A unidade realiza diversos cursos de capacitação e atualização dos profissionais.

A modernização da frota do Grupo, realizada pela Força Aérea Brasileira a partir de 2016, aumentou expressivamente a capacidade operacional da unidade. Atualmente, o GEIV conta com oito modernas aeronaves-laboratório, sendo quatro jatos Legacy Embraer IU-50 e quatro jatos Hawker IU-93M. A frota é equipada com um moderno Sistema de Inspeção em Voo embarcado, que avalia os sinais eletrônicos provenientes dos auxílios à navegação aérea, em conformidade com o que há de mais atual na atividade de Inspeção em todo o mundo. As consoles instaladas nessas aeronaves são frequentemente calibradas para que possam avaliar, com alto grau de precisão, os sinais emitidos pelos instrumentos de solo.

“Os constantes investimentos do Comando da Aeronáutica e os esforços do DECEA em manter a capacitação dos integrantes do GEIV, traduzem-se em constantes resultados positivos, permitindo o excelente aprimoramento do nosso pessoal e a elevada disponibilidade dos instrumentos de navegação aérea em todos os aeroportos do território nacional. O dia 21 de fevereiro é uma homenagem a todos aqueles envolvidos nessa missão de colaborar para a garantia da navegação aérea no Brasil”, destaca o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.

O GEIV realiza, por ano, mais de mil inspeções e homologações dos equipamentos e procedimentos de navegação aérea, que são divididas em etapas. O trabalho começa mesmo antes da instalação dos auxílios, nas chamadas Inspeções de Avaliação de Local. Em seguida, é feita a Inspeção de Homologação, quando o equipamento ou radar já está pronto para entrar em operação.

Já para garantir a manutenção dos equipamentos em condições adequadas, são feitas as Inspeções Periódicas e, em situações fora da normalidade, como na efetivação de novos procedimentos de navegação aérea ou durante manutenções de grande porte, podem ser realizadas, ainda, as Inspeções Especiais. O calendário de missões é planejado de maneira a abranger todo o território nacional.

Por vezes, as missões de Inspeção em Voo chamam a atenção dos moradores das regiões onde são realizadas. Isso porque os aviões do GEIV executam diversas manobras, aproximações de pouso e passagens sobre a pista, procedimentos que duram algumas horas. O voo de inspeção é realizado com o aeroporto em operação, o que demanda intenso treinamento e alta habilidade da tripulação envolvida.

“O GEIV é um Grupo realmente especial, composto por militares extremamente capacitados. É o resultado de um trabalho que começou com a primeira Inspeção em Voo do Brasil, há 64 anos, e de todos aqueles que contribuíram para que o Grupo chegasse à capacidade operacional da qual dispõe nos dias de hoje e com um nível de excelência reconhecido internacionalmente. Isso denota a capacidade da Força Aérea Brasileira”, afirma o comandante do GEIV, Tenente-Coronel Antonio Carlos Marins Pedroso Filho.

As informações são da Força Aérea Brasileira.

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