A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, nesta quarta-feira (15), em Brasília, de reunião extraordinária da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). No encontro, reitores de universidades e institutos federais de educação apresentaram as demandas para o fortalecimento da pesquisa no ambiente acadêmico e a retomada das parcerias com o MCTI.
“Com toda a certeza, este nosso encontro representa a retomada do diálogo e da parceria do MCTI com a Andifes e a comunidade acadêmica. Essa retomada tem um valor inestimável após a ruptura promovida pelo governo anterior”, afirmou a ministra Luciana Santos.
O presidente da Andifes, Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da Universidade Federal do Paraná, ressaltou a importância da retomada do diálogo com o MCTI. “O sistema das universidades federais é um grande patrimônio do povo brasileiro, portanto, preservá-lo e apoiá-lo são atitudes necessárias”, defendeu.
“As universidades são agentes protagonistas na produção do conhecimento, da ciência e da tecnologia. Por isso, são extremamente relevantes o debate e o alinhamento de pautas entre Andifes e MCTI. O Brasil e o povo brasileiro ganham muito com essa união”, acrescentou Fonseca.
As informações são do MCTI
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança