O alistamento para o Serviço Militar Obrigatório deve ser feito até 30 de junho. O cadastro está disponível desde o dia 1º de janeiro para cidadãos do sexo masculino que completam 18 anos de idade em 2023. A incorporação de jovens representantes brasileiros, de todas as classes sociais, visa ao provimento de quadros para as Forças Armadas.
Como instrumento de afirmação da unidade nacional, o Serviço Militar Obrigatório forma cidadãos com espírito de pertencimento, civismo, ética, justiça e solidariedade. O alistamento deve ser feito até a data de encerramento do primeiro semestre do ano, no site www.alistamento.eb.mil.br. No ambiente on-line é possível ler informações complementares e o plano geral de convocação, além de esclarecer dúvidas. Residentes no exterior devem acessar o site do Ministério das Relações Exteriores.
Profissionais médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários graduados, além de graduandos do último semestre de cursos dessas formações, também podem participar do recrutamento voluntário. Os jovens selecionados têm a opção de permanecer no serviço ativo, conforme previsto no artigo 143 da Constituição Federal. E podem, ainda, participar do Projeto Soldado Cidadão, que oferece capacitação técnica para o mercado de trabalho em diversos ofícios, caso não optem por seguir a carreira militar.
Para informações específicas sobre cada Força Singular, os interessados devem se conectar aos sites da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança