A equipe de robótica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a ITAndroids, tem motivos de sobra para comemorar o último ano. Ao longo de 2022 foram 11 troféus conquistados em competições nacionais e internacionais, sendo sete como primeiros colocados, dois na segunda posição e dois na terceira colocação.
O mais recente êxito veio no final de novembro, no Campeonato Brasileiro de Futebol de Robôs Simulado (CBFRS), na modalidade Very Small Size Soccer (VSSS) 5×5, quando a ITAndroids ficou com o lugar mais alto do pódio. Antes disso, em outubro, o time conquistou sete troféus na 20ª edição da Competição Brasileira de Robótica (CBR), juntamente com a 21ª edição da Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) e o 19ª Simpósio de Robótica da América Latina (LARS). Na ocasião obteve o primeiro lugar nas categorias Humanoid Soccer, Very Small Size 5×5 e Soccer 3D Simulation, além do segundo lugar na categoria Very Small Size 3×3 e o terceiro lugar na Soccer 2D Simulation. Já na corrida de humanoides, participando com dois robôs, foram conquistados os troféus de primeiro e segundo lugar da categoria.
Também em outubro, o grupo ficou no primeiro lugar durante a IronCup, evento organizado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), na categoria Very Small Size Soccer (VSSS).
O presidente da equipe, professor doutor Marcos Máximo, comemorou os resultados e avaliou a importância da participação do grupo para a formação dos estudantes: “As competições de robótica buscam incentivar desenvolvimento e pesquisa nas diversas áreas da engenharia a fim de resolver os complexos desafios envolvidos nos projetos, com contribuições de mecânica, eletrônica, computação, inteligência artificial, controle e processamento de sinais. Muitas vezes, os desafios originados no trabalho da ITAndroids resultam em trabalhos acadêmicos, tais como iniciações científicas, trabalhos de graduação, mestrados e doutorados sobre problemas ou técnicas do contexto do futebol de robôs”.
De acordo com Renan Almeida, aluno do 3º ano da graduação que liderou o time de VSSS da ITAndroids durante 2022, o bom desempenho decorreu, dentre outros fatores, em função do aperfeiçoamento do sistema de controle, do desenvolvimento de novos comportamentos para os robôs e do uso de estratégias evolutivas para otimizar os parâmetros do sistema de planejamento de trajetórias. “A participação em projetos como esse proporciona aos alunos desafios técnicos e um aprendizado multidisciplinar e complementar ao ensino tradicional. As competições são um incentivo para o empenho das equipes e também uma oportunidade de conhecer o que está sendo feito em relação à robótica em diversas universidades participantes”, comentou.
Atividades acadêmicas
A participação da equipe não se restringe somente ao campo de partidas. Durante a LARS, a ITAndroids apresentou dois artigos elaborados por membros da equipe e inspirados em desafios técnicos. Dentre eles, um se destacou como o 2º melhor artigo de todo simpósio e recebeu convite para publicação no Journal of Intelligent & Robotic Systems, um periódico internacional com classificação Qualis A2 dentro de Engenharias IV.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança