O projeto “Globe e Steam Permanente” será lançado na próxima segunda (23). Trata-se de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (AGEUFMA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O objetivo é incentivar o desenvolvimento de projetos pedagógicos, utilizando pesquisa científica nos protocolos do Programa GLOBE e da educação STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), por meio da capacitação de professores da educação básica para o ensino de boas práticas ambientais.
Além disso, procura estimular a articulação entre a UFMA e as Secretarias de Educação Municipais do Estado do Maranhão (SEMEDs), a AEB, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e as comunidades tradicionais, para promover a difusão das ciências e a construção de conhecimento científico sobre o meio ambiente e o espaço.
“Faz parte da missão da AEB despertar vocações e desenvolver competências. Nesse mister, nada como poder contar com a riqueza proporcionada pela Universidade Federal do Maranhão, que muito pode agregar na interação articulada e competente com a área educacional do estado. O Programa Globe é um caso exitoso de parceria de nossa Agência com a NASA. Com ele, temos a garantia de estimular o desenvolvimento do espírito científico, com método e com o fascínio de contribuir para o melhor conhecimento do meio ambiente em escala global”, afirma o presidente da AEB, Carlos Moura.
A data de lançamento foi anunciada pela Diretoria de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos (DIST) da AGEUFMA. “Temos trabalhado nos últimos anos para implantar uma cultura de inovação na nossa Universidade e no estado. Fortalecemos parcerias, fechamos acordos e protocolos de intenções importantes para garantir a continuidade desse trabalho”, disse o pró-reitor da AGEUFMA, Fernando Carvalho.
Para estrear o projeto, foram escolhidas dez cidades do estado do Maranhão, envolvendo alunos, professores e comunidade de escolas do ensino fundamental II em São Luís, Bacabal, Codó, Pinheiro, São Bernardo, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz, Balsas e Alcântara.
Através das reuniões nas escolas, será possível realizar um diagnóstico participativo de necessidades e demandas da comunidade para, então, avaliar os principais anseios das crianças. Assim é possível planejar, de forma personalizada, a inserção das atividades do projeto no ambiente e na rotina educacional das escolas da rede pública dos municípios escolhidos.
O lançamento será transmitido no dia 23 de janeiro, às 11h, no youtube da AGEUFMA.
As informações são da Agência Espacial Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança