A Área de Aeródromos (AGA) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) concluiu, no último dia 9/12, a segunda turma do curso AGA006. O objetivo foi conscientizar os participantes para o atendimento das normas referentes à elaboração de Planos de Zona de Proteção de Aeródromos.
A capacitação, realizada no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), foi elaborada para atender ao público externo ao Comando da Aeronáutica (COMAER) e tratou das Instruções do Comando da Aeronáutica (ICA) 11-408, ICA 11-3 e ICA 63-19. Participaram do curso servidores públicos municipais e estaduais, administradores aeroportuários, membros de consultorias aeronáuticas, funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), pilotos privados, engenheiros civis e de agrimensura, entre outros.
Os alunos puderam compreender a estrutura estabelecida pela Força Aérea Brasileira (FAB) para garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas nos seus aeródromos, por meio das Zonas de Proteção. Também aprenderam a produzir os planos de zona de proteção dentro dos parâmetros estabelecidos na normativa do COMAER e praticaram a operação das ferramentas disponíveis no SysAGA, simulando o envio de um processo de aeródromo para aprovação da Aeronáutica.
O fim do curso foi marcado por um ciclo de palestras, que contou com a participação de alunos da primeira turma do AGA006, também formada em 2022. Os ex-alunos puderam contribuir com o networking estabelecido pelos participantes.
“O COMAER tem o interesse em realizar uma aproximação com os usuários e envolvidos nos processos AGA, como forma de evoluir as atividades de controle de obstáculos no entorno dos aeródromos do Brasil e, por isso, convocou os alunos a contribuir com o DECEA na disseminação dos conhecimentos recebidos nesta capacitação”, destacou o Capitão Tiago Marques, instrutor do curso.
Os Planos de Zona de Proteção são constituídos por um conjunto de superfícies destinadas a disciplinar a ocupação do solo no entorno dos aeroportos. Este é o principal instrumento utilizado pelo DECEA para cumprir com suas atribuições do processo de controle de obstáculos.
As informações são do DECEA.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança