A avaliação preliminar da execução orçamentária de 2022 mostrou que o Exército Brasileiro teve o melhor resultado na comparação com os anos anteriores de sua série histórica.
O planejamento em diferentes níveis contribuiu para que a Instituição atingisse o resultado. Isso foi possível devido à antecipação das necessidades, do planejamento orçamentário e da realização da primeira fase das licitações no ano anterior à execução, além de remanejamentos oportunos e engajamento da cadeia de comando em todos os escalões.
O Comandante da força, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, reconheceu o trabalho e reforçou a necessidade de superação para o próximo exercício. “Ao cumprimentar os Órgãos de Direção, Comandos Militares de Área, Órgãos de Assistência Direta e Imediata ao Comandante do Exército, Centros de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército e todos os agentes da administração por esse resultado notável, encorajo-os a superar os números e a melhorar ainda mais a qualidade do gasto em 2023”.
Biblioteca
A Biblioteca do Exército (BIBLIEx) completou 141 anos de história e tradição no dia 17 de dezembro. A solenidade comemorativa do Aniversário da Biblioteca foi realizada no Salão de Honra do Comando Militar do Leste, ocasião em que a Biblioteca realizou o último lançamento de livros do Editorial 2022 da Coleção General Benício.
Na oportunidade, foram lançadas as obras:
A Terceira Revolução: XI Jinping e o Novo Estado Chinês, de Elizabeth C. Economy;
Diplomacia, Jogos Políticos, Intrigas e Guerra: A Relação entre Alemanha e Brasil (1937-1942), de Andrea Helena Petry Rahmeier;
Napoleão no Campo de Batalha, de Jean Tulard;
Uniformes do Exército Brasileiro (1730 – 1922), organizado por Gustavo Barroso;
Uma Geopolítica para a integração África-Brasil, de Carlos Patrício Freitas Pereira;
Laços de Honra, de Paula Mariane; e
Duque de Caxias: O Patrono do Exército Brasileiro, de Cláudio Moreira Bento.
Os livros da Biblioteca do Exército podem ser encontrados em sua Loja Virtual.
Também foi lançado o primeiro livro do Projeto Pensadores do Brasil – 200 Anos de Independência, e mais duas obras comemorativas do bicentenário da Independência.
As obras lançadas são destinadas ao público civil e militar, e trazem e ensinamentos importantes para a compreensão de episódios relevantes da história militar e política do Brasil e do mundo.
A solenidade em comemoração ao aniversário contou com a presença do General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, do antigo Comandante Militar do Leste e Membro do Conselho Editorial, General de Exército Rui Alves Catão, do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, dentre outros oficiais-generais da ativa e veteranos e o Diretor da Biblioteca do Exército, Coronel Eduardo Biserra Rocha. Também estiveram presentes ilustres integrantes do Conselho Editorial da BIBLIEx, comandantes de organizações militares, militares da Marinha do Brasil, o vencedor do Concurso Literário Franklin Dória-2022, personalidades do meio cultural e demais convidados.
Após o encerramento do evento, os convidados foram brindados com os livros autografados pelos autores: General de Divisão Veterano Carlos Patrício Freitas Pereira, Coronel Veterano Cláudio Moreira Bento e a jornalista Paula Mariane.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança