M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Operação Azul Turquesa apresenta as capacidades da Engenharia do Exército

Militares da Engenharia do Exército realizaram, na Academia Militar das Agulhas Negras, a Operação Azul Turquesa 2024. O objetivo é apresentar aos cadetes do Curso Básico – o primeiro ano da AMAN – as capacidades e os recursos empregados pela Engenharia em operações...

Brasil participa de reuniões bilaterais no principal fórum de defesa do continente americano

Em paralelo à XVI Conferência dos Ministros de Defesa das Américas (CMDA), foram iniciadas, nesta segunda-feira (14), as reuniões bilaterais entre os países participantes, em Mendoza, na Argentina. A proposta dos encontros é a atualização de temas de interesse das...

Ministro Mucio defende cooperação regional durante fórum multilateral de defesa das Américas

Nesta segunda (14), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, participou da abertura da XVI Conferência dos Ministros da Defesa das Américas (CMDA), em Mendoza, na Argentina. Na ocasião, ele defendeu a necessidade da cooperação entre os países do hemisfério...

ITA realizará Workshop sobre Radiações Ionizantes em Componentes Aeroespaciais

O evento será realizado de 4 a 6/11 em São José dos Campos (SP) O VII WERICE Aeroespacial 2024 será realizado de 04 a 06/11 no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). O evento faz parte de uma série de workshops promovidos pelo...

Indústria brasileira de defesa desembarca na República Tcheca: presença inédita no Future Forces Exhibition 2024

ABIMDE e ApexBrasil promovem a estreia do país em evento de defesa da Europa Central Pela primeira vez, a indústria brasileira de defesa e segurança está representada na República Tcheca, no Future Forces International Exhibition & Forum 2024. O evento, que...

Plenária da ABIMDE apresenta possibilidades para a indústria de defesa brasileira

A apresentação começou com possibilidades de parcerias com países amigos No dia 8 de outubro, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) realizou mais uma reunião plenária em sua sede, em São Paulo. O encontro, transmitido...

Marinha participa da maior simulação de defesa cibernética do Hemisfério Sul

Agência Marinha de Notícias entrevistou o Chefe do Centro de Coordenação de Operações Cibernéticas, Contra-Almirante Marcelo do Nascimento Marcelino Boa parte do mundo já sabe que, hoje, os conflitos entre nações são marcados não somente por batalhas em campo, mas...

CENIPA e COMAE participam de Seminário do STM sobre Lei do Tiro de Destruição

A aplicação da Lei reforça a proteção do território e o controle do espaço aéreo brasileiro  Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), participou nos...

Patrulha fluvial combate garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

A operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, tem contado com a atuação de patrulhas fluviais. A operação é organizada em conjunto pela Casa de Governo e pelas Forças Armadas, e conta com o apoio de diversos órgãos, como IBAMA,...

SAAB apresenta o Sirius Compact L20C, seu novo sensor compacto para vigilância de comunicação

A Saab anunciou em um evento em Nuremberg, Alemanha, o lançamento do Sirius Compact L20C, um sensor passivo altamente móvel designado para reconhecimento tático dos sinais de comunicação. O Sirius Compact L20C, faz parte da família de sensores de guerra eletrônica...

Estabelecida em 1992, em uma época de turbulências no setor aeronáutico brasileiro e no país, os sócios Ricardo Fontes, João Tomaz Plaça e Cesar Silva resolveram empreender em um setor desafiador para vender soluções de alta tecnologia. Nos primeiros anos, a empresa se chamava Akros para depois se tornar Akaer, nome mais conectado ao setor aeroespacial.

Cesar Silva e Ricardo Fontes eram engenheiros de forte atuação e experiência no mercado aeronáutico, sendo Plaça oriundo do setor da construção civil. Ao longo da jornada, dois deles deixaram a Akaer para trilhar outros caminhos. Cesar Silva se manteve no leme, conduzindo a empresa rumo à comemoração de suas três décadas.

Inicialmente a empresa se dedicou ao mercado industrial Brasileiro, utilizando seus conhecimentos adquiridos na engenharia aeronáutica. Neste período foram diversos projetos importantes como soluções para a indústria automotiva, de veículos de carga pesados, sistemas e soluções de aplicação na agroindústria e em Óleo & Gás, entre outros. Concomitantemente, a Akaer participou em vários desenvolvimentos de novas aeronaves no Brasil.

Ao longo dos anos a Akaer participou de projetos importantes como o EMB-314, ERJ-145, a família de aeronaves ERJ 170/175/190/195, Legacy 450/500, B 747-8, A400M, entre outros. Com essa forte exposição a novos projetos, a Akaer desenvolveu várias competências que tornaram a empresa e sua equipe altamente capacitada para realizar todas as fases de desenvolvimento e certificação de uma aeronave.

A Akaer, então, passou a ampliar ainda mais suas capacidades investindo pesadamente na atração e retenção de pessoas altamente qualificadas e em novos processos. Assim foi criado o setor de engenharia de manufatura e tecnologia de automação, que associado às capacidades da unidade de ferramentaria, permite a entrega de soluções completas para os clientes da empresa.

Seguindo a linha de expansão tecnológica e de competências, a Akaer adquiriu as empresas Equatorial Sistemas, Opto Space & Defense e Troya, que aceleraram o desenvolvimento de produtos e sistemas de alta tecnologia. A capacidade de sua equipe técnica e gerencial, associada às habilidades tecnológicas estabelecidas, permitem que a Akaer se apresente como uma plataforma integradora de tecnologias e produtos, com forte domínio das diversas etapas do processo de desenvolvimento, certificação e industrialização de produtos de alta tecnologia como aeronaves tripuladas ou não tripuladas, revitalização de veículos terrestres, câmeras de satélites, Sistemas optrônicos, sistemas laser, entre outros.

Tecnologia sem fronteiras

DNA da Akaer é buscar insistentemente oportunidades de acesso a novas tecnologias. Foi assim, que vislumbrou no projeto FX-2 Gripen da SAAB, uma oportunidade ímpar de transferência de tecnologia para o país. Neste projeto, a Akaer atingiu todos os resultados com excelência. No decorrer da parceria, a empresa Sueca passou inclusive a ter participação no capital da Akaer.

Nesse ambiente inovador a Akaer navega segura, com a experiência de quem há três décadas transborda tecnologias do setor de aeroespaço e defesa para a indústria, como por exemplo o desenvolvimento de uma super bicicleta, ou o desenvolvimento de uma báscula de 250 Toneladas 25% mais leve e com o dobro de vida útil.

Ao longo dos anos foram muitos os lances de coragem e resiliência empreendidos pela Akaer e que permitiu escrever essa história vitoriosa. A empresa que hoje abriga mais de 550 colaboradores não lembra em nada aquela da sobreloja que abrigou os primeiros momentos da Akaer, hoje isso é apenas uma boa história para contar.

A sede atual da empresa, localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, ocupa uma área de 100 mil metros quadrados, com mais de 20 mil metros de área construída, com laboratórios, áreas de manufatura, sistemas altamente especializados para desenvolver os produtos e serviços do portfólio. Em São Carlos, interior de São Paulo é onde opera a Opto Space & Defense na qual são desenvolvidos sistemas optrônicos e câmeras avançadas para aplicação de defesa e espaço.

É a partir dessa estrutura bastante completa e robusta que o Grupo Akaer reúne todas as condições para entregar serviço e produtos de alta qualidade, dentro do prazo e de forma competitiva.

Bons exemplos das habilidades do time Akaer são a revitalização da frota do P-3 AM Orion, para a FAB (Força Aérea Brasileira), em fase final de execução, a modernização do blindado EE-9 Cascavel para o Exército Brasileiro, iniciada em 2022, e a modificação do Global 6000 em uma aeronave Jammer para o Cliente Turkish Aerospace.

Paralelo a esses serviços, a Akaer se dedica ao desenvolvimento de produtos sob encomenda para clientes internacionais ou produtos próprios para oferta ao mercado, que são flexíveis e adaptáveis às mais distintas necessidades e requisitos dos clientes.

Como por exemplo:

Albatross – criado para atender missões de reconhecimento terrestre ou naval, a UAS (Unmanned Aircraft System) da Akaer, com design inovador e grande autonomia de voo, tem compartimentos internos amplos, que somados aos seus pontos duros, permitem o transporte de carga útil composta de sensores e sistemas de ataque.

Mosquito – aeronave que tem como proposta realizar missões de apoio aéreo aproximado, vigilância e reconhecimento, busca e salvamento de combate, entre outras aplicações. Esse bimotor multimissão traz grande número dos requisitos apresentados por países das mais diversas partes do mundo.

ALFA – Concebido para transporte, a aeronave ALFA (Advanced Light Freighter Aircraft) disponibiliza no mercado o que há de mais avançado no setor. E, melhor, nasce com a possibilidade de inserir ao projeto atributos como maior autonomia e propulsão híbrida à base de hidrogênio.

E3UCAM – No momento que as constelações de satélites, nanos e micros satélites são a realidade do mercado, a E3UCAM chega como um modelo de câmera perfeito para essa aplicação. Apta a geração de imagens de alta resolução. Ela já equipa o cubesat nacional VCUB, desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial.

OLHAR – Criado pela Opto Space & Defense, em conjunto com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), o Monóculo de Imagem Térmica OLHAR é um equipamento compacto e leve, mas ainda assim robusto. Compatível com o acoplamento em capacetes, fuzis e metralhadoras. Equipado com um software que possibilita a otimização da imagem pelo próprio combatente, o OLHAR permite também a troca de objetivas para execução de disparos de precisão.

Essa matéria foi publicada na revista Informe ABIMDE (Dez/22)

 

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

Translate»