Por Jackson Schneider*
A Embraer é reconhecida mundialmente pela excelência de seus produtos, se posicionando entre as líderes globais nos segmentos de jatos comerciais até 150 assentos, jatos executivos e, na área de Defesa e Segurança, com a aeronave A-29 Super Tucano de ataque leve e treinamento.
Resultado de um exitoso projeto do Estado Brasileiro, a Embraer se consolidou, ao longo de seus 53 anos de história, como uma empresa relevante no segmento aeroespacial global, com mais de 8 mil aeronaves entregues. Na última década, a empresa investiu na diversificação de seu portfólio e hoje conta também com soluções abrangentes para os domínios terrestre, marítimo e cibernético.
Os produtos e soluções da Embraer Defesa e Segurança estão operando em mais de 60 países. No Brasil, é a maior Empresa Estratégica de Defesa e se orgulha em estar envolvida nos principais Programas Estratégicos de Defesa do País. É o caso do desenvolvimento conjunto com a Força Aérea Brasileira da aeronave multimissão KC-390 Millennium – já selecionada pelas Forças Aéreas de Portugal e da Hungria, e mais recentemente, da Holanda.
No segmento de Radares e Sistemas Terrestres, a empresa participa da implementação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) liderado pelo Exército Brasileiro – maior operação de vigilância de fronteiras do mundo. As soluções ajudam comandantes e operadores a coletar dados com mais rapidez, analisar opções com mais precisão e agilizar decisões com mais eficiência.
Ainda, como parte do Consórcio Águas Azuis, em parceria com a Thyssenkrupp Marine Systems, a Embraer integra o programa de produção de Navios Classe Tamandaré da Marinha do Brasil. Importante destacar que a aliança com a Thyssenkrupp está permitindo criar as bases para futuras exportações de produtos de defesa naval a partir do Brasil.
De fato, em todos os projetos de Defesa da qual participa, ficam evidentes os benefícios tangíveis para a Base Industrial de Defesa e para o País, onde os investimentos em inovação e o conhecimento tecnológico adquirido se traduzem em geração de divisas, renda e empregos altamente qualificados.
A Embraer é a maior exportadora de produtos de alto valor agregado do País, com exportações totalizando mais de USD 40 bilhões nos últimos 10 anos. Mas é também uma das maiores investidoras em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, tendo como pilares de seu modelo de negócio a capacitação de funcionários e de fornecedores.
Nesse sentido, e com um olhar para atender aos desafios presentes e futuros nos segmentos em que atua, a empresa conta com mais de quatro mil funcionários dedicados à P&D e segue buscando desenvolver parcerias de longo prazo com fornecedores estratégicos. A Embraer está convicta de que o desenvolvimento de novas tecnologias no setor ocorre apenas por meio de trabalhos colaborativos e a diversidade da cadeia internacional proporciona grandes oportunidades a todos de aprendizados em processos, governança e formação de competências.
* Jackson Schneider é presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.
O artigo foi publicado originalmente na revista Informe ABIMDE (Dez/2022)
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança