Entidades de classe possuem o importante papel de lutar por condições apropriadas para o desenvolvimento de negócios por parte de suas associadas, que respeitem as especificidades dos setores que representam. Uma atuação séria e comprometida de uma associação pode alavancar positivamente as empresas.
E os resultados são ainda melhores e maiores quando existe uma parceria sinérgica e respeitosa entre as organizações, como a que ocorre entre a ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) e a AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), entidade de classe nacional que congrega e representa empresas brasileiras dos ramos aeronáutico e espacial, em suas diversas vertentes, promovendo e defendendo seus interesses e objetivos comuns, tanto no Brasil quanto no exterior.
Fundada em 1983, a AIAB tem sua sede social na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, onde está localizado o maior polo industrial do setor aeroespacial. Em 2023, a associação completará 30 anos de atuação voltados para o setor.
A entidade conta com aproximadamente 40 associados em seu quadro social, que atuam em toda gama de atividades aeroespaciais, desde a concepção, desenvolvimento, produção, comercialização e assistência pós-venda, além de serviços técnicos especializados em todas as áreas dos segmentos aeronáutico, espacial e de defesa.
A AIAB articula a ação conjunta das empresas do setor junto ao Governo Brasileiro, à sociedade do país e também junto a entidades internacionais, sendo membro ativo do ICCAIA – International Coordinating Council of Aerospace Industries Associations, cuja missão é fomentar o crescimento da indústria aeroespacial global, com destaque para sua ativa atuação no âmbito da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
“Embora tanto a AIAB quanto a ABIMDE sejam entidades independentes, cujas legitimidades estão consolidadas por mais de três décadas de existência, atendendo a demandas de empresas de seus respectivos quadros sociais com dedicação, seriedade e profissionalismo, é inegável que a união de esforços na defesa de interesses comuns tem o potencial de produzir resultados superiores à soma daqueles que seriam alcançados com atuações isoladas”, afirma o presidente da AIAB, Julio Shidara.
Além da defesa de temas de interesse setorial, a AIAB soma seus esforços a de outras entidades representativas como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para defender temas que afetam transversalmente toda a indústria como, por exemplo, a Reforma Tributária. Para tal, a AIAB integra formalmente o Fórum Nacional da Indústria (FNI) e o Conselho Temático da Indústria de Defesa e Segurança (CONDEFESA), ambos da CNI. Adicionalmente, a AIAB está em processo de adesão ao Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (COPIN) da CNI.
* Esta reportagem faz parte do informe ABIMDE (Dez/22)
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança