M
Logo Portal da BIDS

© 2025 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...

As Forças Armadas e de segurança pública do Brasil vêm registrando grandes saltos de desempenho, tecnologia e preparo, graças à evolução tecnológica proporcionada pela Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) nos últimos anos. Um bom exemplo dessa contribuição é a proporcionada pela Safran Eletrônica & Defesa Brasil, que completa em 2022 uma década de atuação em nosso território.

Subsidiária da Safran Eletronic & Defense, sediada na França, a Safran Brasil é responsável pela transferência de alta tecnologia, mas também desenvolve produtos 100% brasileiros, combinando talento, criatividade e um profundo conhecimento das demandas brasileiras.

A Safran Eletrônica & Defesa Brasil integra uma estratégia robusta de desenvolvimento tecnológico de longo prazo. A Safran Electronics & Defense transferiu linhas de manufatura e suporte para sua subsidiária brasileira para aviônica, sistemas de navegação inercial e sistemas optrônicos. Graças a essas transferências, a subsidiária possui total expertise e capacidade de produção e manutenção de equipamentos. Está habilitada ainda a receber novas transferências de capacidades industriais e tecnológicas.

Um dos grandes trunfos da Safran Eletrônica & Defesa Brasil é integrar uma cadeia completa de soluções para os clientes, que passam pelo desenvolvimento, fabricação, aplicação e manutenção de seus produtos, criando assim um vínculo de confiança assegurando sua tecnologia. A companhia reinveste uma parte importante do seu faturamento anual no setor de P&D, o que coloca o grupo sempre à frente, no aprimoramento e na busca por novas tecnologias. A Safran Eletrônica & Defesa Brasil pode fornecer suporte técnico para a maioria dos produtos fabricados pela empresa no país ou na França.

Atualmente sediada em São José dos Campos, no interior de São Paulo, está encravada em uma reigão estratégica e considerada o grande centro de tecnologia de Defesa e Aeroespacial do Brasil. A empresa possui as certificações ISO 9001 / AS 9100 da ABS, PART145, expedidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); Certificado de Qualificação de Fornecedor do Exército Brasileiro; ICMS 75/91 do IFI e Certificado de Qualificação de Fornecedor AIRBUS (Helibras).

Parcerias de peso

Fundada em 2012, a Safran possui parceria com diversas empresas do setor aeroespacial, inclusive com algumas das maiores companhias do mundo. Um bom exemplo é a sinergia com a Embraer, que funciona tanto na aviação comercial quanto na militar, fornecendo produtos como sistemas de ventilação e de fiação, gravadores de dados de voo e reversores de empuxo. Também detém a concessão para seis pacotes de trabalho, envolvendo sistemas e equipamentos, para o KC-390, maior aeronave de transporte militar da companhia.

A Safran ainda presta serviços de engenharia para a Helibras, empresa subsidiária da Airbus Helicopters, no Brasil. O shipset (sistema completo de piloto automático) dos helicópteros Panthera e H225M, é um dos carros-chefe da empresa.

Não bastasse, a Safran vem estreitando seus laços cada vez mais com as Forças Armadas brasileiras.  Entre os produtos tecnológicos desenvolvidos estão o JIM LR, binóculo infravermelho que representaria uma nova era de avanços tecnológicos. Também estão na lista o Sigma 30, equipamento que permite cálculos eletrônicos para disparos, desenvolvido em parceria com o Exército Brasileiro, e o PASEO XLR, sistema eletrônico de vigilância e direção de tiro para as Fragatas Tamandaré, novo super projeto da Marinha do Brasil.

“A Safran, nestes 10 anos, vem mostrando talento, perseverança e muita criatividade para produzir produtos e serviços que se enquadrassem nas necessidades das nossas Forças Armadas e também de segurança pública”, afirmou David Montmasson, CEO da Safran Eletrônica & Defesa Brasil. “A empresa segue investindo para contribuir, cada vez mais, com o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, completa.

Segundo ele, essa convergência de tecnologia europeia e brasileira gera produtos únicos e de qualidade excepcional. “Todos têm testemunhado o grande salto dos projetos militares de nossas Forças Armadas, como as Fragatas Tamandaré e os blindados Guarani. Nos orgulhamos e fazer parte e contribuir com projetos tão importantes”, completa.

Tecnologias

Em seus 10 anos de estrada, a Safran Eletrônica & Defesa Brasil acumulou uma lista fornida de produtos de alta tecnologia, fornecidos para as três Forças, em programas especiais de veículos e equipamentos de alta performance.

Entre os produtos de destaque estão os pilotos automáticos de helicópteros H225M (utilizados pelas 3 Forças Armadas) e Pantera K2 do Exército Brasileiro. A Safran participa também do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras do Brasil) com o fornecimento dos binóculos optrônicos multifuncionais portáteis JIM LR (Long Range) e JIM UC (UnCooled infravermelho) com sistema de controle remoto.

A Safran Eletrônica & Defesa também integra os esforços para Programa de Fragatas da Marinha da Classe Tamandaré do Brasil. Selecionada pelo consórcio Águas Azuis, a companhia fornecerá sistema eletro-óptico PASEO XLR (alcance extra longo) com computador balístico.

A tecnologia também estará sob as águas, no submarino Riachuelo – Classe Scorpene. A Safran é responsável pelo sistema de navegação inercial SIGMA 40 XP; Periscópio de ataque da série 20; Série 30 Search Mastro Optrônico e Série 10 radar de navegação.

Nos ares, a empresa também participa do programa KC-390 fornecendo para a Embraer e mantendo, entre outros equipamentos, o Atuador de Plano de Cauda Horizontal.

Outra tecnologia de ponta é o Euroflir, que instala as Forças Armadas em um novo patamar de guerra remota. David Montmasson destaca o surgimento dessa nova tecnologia, que vem sendo chamada de “últimos olhos no céu”, como um fator de atuação surpresa e também garantindo maior segurança às tropas e equipamentos. “Essa tecnologia descarta a necessidade de uma abordagem mais próxima em relação ao inimigo. É possível monitorar, fiscalizar e até atacar remotamente, garantindo a preservação de vidas e recursos”, explica.

Este ano, quando completa uma década no Brasil, a Safran está com muitos planos especiais. Um dos mais importantes é chegar a todos os estados brasileiros, oferecendo suas soluções aviônicas e optrônicas para as forças de segurança estaduais e municipais.

Também merece destaque o VIGY, câmera multifuncional infravermelho, utilizado como tecnologia embarcada, para o Sisfron. E, também, a produção de produtos para os novos veículos do Exército Brasileiro.

“O que não falta são novos projetos, produtos e ações. Isso é um sinal de nosso amadurecimento no mercado brasileiro e também da própria evolução do país como nação pronta a resguardar a sua soberania”, completa Montmasson.

* Esta reportagem faz parte do informe ABIMDE (Dez/22)

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

 

Translate»