As Forças Armadas e de segurança pública do Brasil vêm registrando grandes saltos de desempenho, tecnologia e preparo, graças à evolução tecnológica proporcionada pela Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) nos últimos anos. Um bom exemplo dessa contribuição é a proporcionada pela Safran Eletrônica & Defesa Brasil, que completa em 2022 uma década de atuação em nosso território.
Subsidiária da Safran Eletronic & Defense, sediada na França, a Safran Brasil é responsável pela transferência de alta tecnologia, mas também desenvolve produtos 100% brasileiros, combinando talento, criatividade e um profundo conhecimento das demandas brasileiras.
A Safran Eletrônica & Defesa Brasil integra uma estratégia robusta de desenvolvimento tecnológico de longo prazo. A Safran Electronics & Defense transferiu linhas de manufatura e suporte para sua subsidiária brasileira para aviônica, sistemas de navegação inercial e sistemas optrônicos. Graças a essas transferências, a subsidiária possui total expertise e capacidade de produção e manutenção de equipamentos. Está habilitada ainda a receber novas transferências de capacidades industriais e tecnológicas.
Um dos grandes trunfos da Safran Eletrônica & Defesa Brasil é integrar uma cadeia completa de soluções para os clientes, que passam pelo desenvolvimento, fabricação, aplicação e manutenção de seus produtos, criando assim um vínculo de confiança assegurando sua tecnologia. A companhia reinveste uma parte importante do seu faturamento anual no setor de P&D, o que coloca o grupo sempre à frente, no aprimoramento e na busca por novas tecnologias. A Safran Eletrônica & Defesa Brasil pode fornecer suporte técnico para a maioria dos produtos fabricados pela empresa no país ou na França.
Atualmente sediada em São José dos Campos, no interior de São Paulo, está encravada em uma reigão estratégica e considerada o grande centro de tecnologia de Defesa e Aeroespacial do Brasil. A empresa possui as certificações ISO 9001 / AS 9100 da ABS, PART145, expedidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); Certificado de Qualificação de Fornecedor do Exército Brasileiro; ICMS 75/91 do IFI e Certificado de Qualificação de Fornecedor AIRBUS (Helibras).
Parcerias de peso
Fundada em 2012, a Safran possui parceria com diversas empresas do setor aeroespacial, inclusive com algumas das maiores companhias do mundo. Um bom exemplo é a sinergia com a Embraer, que funciona tanto na aviação comercial quanto na militar, fornecendo produtos como sistemas de ventilação e de fiação, gravadores de dados de voo e reversores de empuxo. Também detém a concessão para seis pacotes de trabalho, envolvendo sistemas e equipamentos, para o KC-390, maior aeronave de transporte militar da companhia.
A Safran ainda presta serviços de engenharia para a Helibras, empresa subsidiária da Airbus Helicopters, no Brasil. O shipset (sistema completo de piloto automático) dos helicópteros Panthera e H225M, é um dos carros-chefe da empresa.
Não bastasse, a Safran vem estreitando seus laços cada vez mais com as Forças Armadas brasileiras. Entre os produtos tecnológicos desenvolvidos estão o JIM LR, binóculo infravermelho que representaria uma nova era de avanços tecnológicos. Também estão na lista o Sigma 30, equipamento que permite cálculos eletrônicos para disparos, desenvolvido em parceria com o Exército Brasileiro, e o PASEO XLR, sistema eletrônico de vigilância e direção de tiro para as Fragatas Tamandaré, novo super projeto da Marinha do Brasil.
“A Safran, nestes 10 anos, vem mostrando talento, perseverança e muita criatividade para produzir produtos e serviços que se enquadrassem nas necessidades das nossas Forças Armadas e também de segurança pública”, afirmou David Montmasson, CEO da Safran Eletrônica & Defesa Brasil. “A empresa segue investindo para contribuir, cada vez mais, com o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, completa.
Segundo ele, essa convergência de tecnologia europeia e brasileira gera produtos únicos e de qualidade excepcional. “Todos têm testemunhado o grande salto dos projetos militares de nossas Forças Armadas, como as Fragatas Tamandaré e os blindados Guarani. Nos orgulhamos e fazer parte e contribuir com projetos tão importantes”, completa.
Tecnologias
Em seus 10 anos de estrada, a Safran Eletrônica & Defesa Brasil acumulou uma lista fornida de produtos de alta tecnologia, fornecidos para as três Forças, em programas especiais de veículos e equipamentos de alta performance.
Entre os produtos de destaque estão os pilotos automáticos de helicópteros H225M (utilizados pelas 3 Forças Armadas) e Pantera K2 do Exército Brasileiro. A Safran participa também do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras do Brasil) com o fornecimento dos binóculos optrônicos multifuncionais portáteis JIM LR (Long Range) e JIM UC (UnCooled infravermelho) com sistema de controle remoto.
A Safran Eletrônica & Defesa também integra os esforços para Programa de Fragatas da Marinha da Classe Tamandaré do Brasil. Selecionada pelo consórcio Águas Azuis, a companhia fornecerá sistema eletro-óptico PASEO XLR (alcance extra longo) com computador balístico.
A tecnologia também estará sob as águas, no submarino Riachuelo – Classe Scorpene. A Safran é responsável pelo sistema de navegação inercial SIGMA 40 XP; Periscópio de ataque da série 20; Série 30 Search Mastro Optrônico e Série 10 radar de navegação.
Nos ares, a empresa também participa do programa KC-390 fornecendo para a Embraer e mantendo, entre outros equipamentos, o Atuador de Plano de Cauda Horizontal.
Outra tecnologia de ponta é o Euroflir, que instala as Forças Armadas em um novo patamar de guerra remota. David Montmasson destaca o surgimento dessa nova tecnologia, que vem sendo chamada de “últimos olhos no céu”, como um fator de atuação surpresa e também garantindo maior segurança às tropas e equipamentos. “Essa tecnologia descarta a necessidade de uma abordagem mais próxima em relação ao inimigo. É possível monitorar, fiscalizar e até atacar remotamente, garantindo a preservação de vidas e recursos”, explica.
Este ano, quando completa uma década no Brasil, a Safran está com muitos planos especiais. Um dos mais importantes é chegar a todos os estados brasileiros, oferecendo suas soluções aviônicas e optrônicas para as forças de segurança estaduais e municipais.
Também merece destaque o VIGY, câmera multifuncional infravermelho, utilizado como tecnologia embarcada, para o Sisfron. E, também, a produção de produtos para os novos veículos do Exército Brasileiro.
“O que não falta são novos projetos, produtos e ações. Isso é um sinal de nosso amadurecimento no mercado brasileiro e também da própria evolução do país como nação pronta a resguardar a sua soberania”, completa Montmasson.
* Esta reportagem faz parte do informe ABIMDE (Dez/22)
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança