Nesta segunda-feira, dia 12, seminário em Florianópolis marcou os 20 anos do Sapiens Parque – um ambiente de inovação que abriga empreendimentos, projetos e outras iniciativas inovadoras estratégicas para o desenvolvimento de uma região. A FIESC está presente no espaço com o Instituto da Indústria. O diretor inovação e competitividade da Federação, José Eduardo Fiates, participou do evento de aniversário.
O parque está estruturado como uma Sociedade de Propósito Específico do tipo S.A., de capital fechado, controlada pelo Governo de Santa Catarina através da Codesc (Empresa de Economia Mista) e SC Par (Empresa Pública), além de ter como sócia a Fundação Certi.
Nos últimos quatro anos, o Sapiens Parque recebeu mais de R$ 70 milhões em investimentos do Governo do Estado e apresenta como principais conquistas um projeto Finep de R$ 18 milhões, a vinda da Secretaria de Estado de Educação para o parque para construir uma escola modelo, e um contrato firmado com a JBS que vai garantir mais de US$ 100 milhões de dólares em investimentos privados.
Micro e Pequenas Empresas
As possibilidades da participação das micro e pequenas indústrias no setor de defesa foram discutidas na semana passada, durante reunião conjunta da Câmara da Micro e Pequena Empresa e do Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa) da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). No evento, realizado à distância, foi apresentado o Projeto Defesa, iniciativa da FIESC e do Sebrae orientada para a inserção das micro e pequenas nas negociações com as Forças Armadas.
“A indústria catarinense é bastante diversificada, o que não é diferente nos micro e pequenos negócios, por isso, certamente cada indústria de pequeno porte pode ter um produto de interesse das forças armadas, da mesma forma que, do outro lado, as Forças Armadas podem identificar o potencial de fornecimento pelos micro e pequenos negócios”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, na abertura da reunião.
O presidente da Câmara da Micro e Pequena Indústria da FIESC, Célio Bayer, observou que a proposta da reunião surgiu durante a 2ª Expo Defense – Feira de Tecnologias e Produtos de Defesa, realizada em maio, em Florianópolis. “Além de ampliar sua carteira de clientes, ao se propor a vender para as Forças Armadas as micro e pequenas indústrias vão ter uma oportunidade de melhorar seus processos e produtos”, observou Bayer. “As Forças Armadas são um grande consumidor”, disse. O empresário citou dois exemplos potenciais de fornecimento. Um deles é o segmento de produção de banana e derivados, inclusive da agricultura familiar, por meio de cooperativas, da região de Corupá, no Vale do Itapocu. O segundo exemplo que ele citou é o de fornecimento de peças para manutenção de veículos e equipamentos militares.
Presidente do Comdefesa da FIESC, o empresário César Olsen destacou a parceria entre a FIESC e o Sebrae para auxiliar as empresas de pequeno porte. “O segmento precisa ter resiliência, visão de futuro e apoio para dar conta das inúmeras funções que precisam ser cumpridas – gestão tributária, marketing, etc”, disse. “O grande segredo para fornecer às Forças Armadas é ter foco e nunca desistir”, afirmou.
A Estratégia Nacional de Defesa (END) tem o propósito permanente de fortalecer a Base Industrial de Defesa e Segurança Brasileira (BIDS), que gera 60 mil empregos diretos e 240 mil indiretos e responde por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
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