O município de Nazaré, em Portugal, ganhou, nesta terça-feira (29), um monumento em homenagem ao herói brasileiro Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil (MB). A inauguração contou com a presença do Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, na freguesia de Famalicão, local onde nasceu o pai de Tamandaré.
Coordenado pela MB, o evento faz parte do projeto de Valorização dos Vultos Navais, no ano do Bicentenário da Independência do Brasil. A iniciativa tem o propósito de difundir os heróis nacionais que serviram à Marinha, a fim de despertar o interesse pela história, além de inspirar sentimentos de civismo e orgulho dos antepassados. Além do monumento em Portugal, mais outras três estátuas de Tamandaré foram inauguradas este ano no Brasil: em Fortaleza (CE), em Maceió (AL) e em Florianópolis (SC).
O Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), Contra-Almirante Carlos André Coronha Macedo, representando o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, na cerimônia, destacou que a história do Almirante Tamandaré é também uma síntese da relação entre Brasil e Portugal. “O processo de independência do Brasil, cujo bicentenário comemoramos neste ano de 2022, nos impele a reconhecer toda a importância da nossa herança portuguesa, que tanto moldou os traços mestiços e sincréticos que nos engrandecem e nos diferenciam pela tolerância, bravura, receptividade e criatividade”, explicou.
O Almirante Tamandaré se destacou por sua honradez, simplicidade e abnegação, colocando sempre os interesses do Brasil e da Marinha em primeiro lugar, tanto nas situações mais simples ou corriqueiras, quanto nas grandes decisões que tomou como chefe naval. “Desejamos que as virtudes e os exemplos de amor à Pátria do Almirante Tamandaré sirvam de inspiração para as novas gerações de marinheiros e para toda a sociedade”, finalizou o Diretor do CCSM.
Em virtude dos grandes feitos de Tamandaré, a Marinha lançou, neste ano, um site com detalhes sobre a vida do “velho marinheiro“, como também era conhecido. Fazem parte do acervo documentos alusivos ao herói nacional, como fotos, testamento, além do livro sobre a história do Almirante.
As informações são da Agência Marinha de Notícias.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança