Na tarde do dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República do Brasil, teve início no auditório do Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica (CEMCOHA), Salvador (BA), a Segunda Reunião Conjunta do Grupo de Planejamento e Implementação Regional do Caribe e América do Sul e do Grupo Pan-Americano de Segurança Operacional da Aviação Civil – GREPECAS/RASG-PA. O evento, que se seguiu à 12ª Reunião Plenária do RASG-PA, teve como objetivo identificar os objetivos e as prioridades regionais emergentes, bem como os indicadores relacionados à Segurança Operacional para a implementação regional do Plano de Navegação Aérea Global (GANP – Global Air Navigation Plan – Doc 9750) e do Plano de Segurança Operacional da Aviação Global (GASP – Global Aviation Safety Plan – Doc 10004).
As palavras de abertura ficaram a cargo do Diretor Regional do Escritório da OACI na América do Sul (SAM), Fábio Rabbani, que agradeceu a presença de todos e destacou seu contentamento por ser, esta segunda reunião, a primeira realizada de maneira presencial. “Nosso foco serão as atividades coordenadas e o mais importante é manteremos a clareza da necessidade da cooperação de todos nos grupos e nas suas tarefas”, comentou Rabbani.
Estiveram presentes ao encontro o Secretário-Geral da OACI, Juan Carlos Salazar Gómez; o Subdiretor OACI NACC, Julio Siu; o Presidente do GREPECAS, Hector Porcella; o Vice-Presidente do GREPECAS, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; e os Co-Chair RASG-PA, Javier Vanegas e Wagner Souza. Após a abertura, a palavra foi passada para o Co-Chair Javier Vanegas, que abordou os excelentes resultados alcançados com o trabalho das equipes.
“Temos a honra de apresentar os resultados tangíveis do RASG-PA. Conseguimos completar as tarefas que trazem grande benefício para a região. E o mais importante é a unidade regional que a cada dia construímos. Ao mesmo tempo, é uma forma de proporcionar a todos os profissionais aeronáuticos da região conhecimentos e experiências que adquirimos”, comentou. “Unindo esforços e trabalhando em conjunto, RASG-PA e GREPECAS, estamos duplicando os benefícios na região. Os dados falam por si só. Me atrevo a dizer que falo por todos: estamos muito agradecidos ao Grupo RASG-PA, pois suas equipes de trabalho atuam para fazer desta uma só região”.
Em seguida, o Presidente do GREPECAS, Hector Porcella, fez uso da palavra, fez um balanço dos temas tratados e compartilhados pelos dois grupos. “O programa de trabalho que hoje nos convoca reveste a aviação civil dos Estados aqui representados de uma importância capital, dada a relevância que tem a implementação dos serviços de navegação aérea e a vigilância da segurança operacional na Região CAR/SAM. Estamos conscientes de que o resultados dos trabalhos que iniciamos hoje tem impacto positivo na aviação civil de cada Estado e que temas tão importantes como a garantia da segurança de todas as plataformas e sistemas aeronáuticos são fundamentais para a manutenção dos níveis de segurança operacional, entre outros aspectos não menos importantes”, declarou Porcella.
“Outro ponto significativo”, prossegue o Presidente, “tem sido a iniciativa de promover o trabalho conjunto e o intercambio de experiências entre ambos os grupos, sobre temas que guardam estreita relação”.
Em sua última participação como Vice-Presidente do GREPECEAS, o Brigadeiro do Ar Bertolino, enfatizou a preparação das autoridades aeronáuticas para o crescimento da aviação civil que já está em franco desenvolvimento na retomada pós pandemia. “Enquanto fui membro do Conselho da OACI, testemunhei que os trabalhos desenvolvidos tanto pela Oficina de Lima, quanto a do México eram vistos com muito bons olhos. Apesar da pandemia, apesar das reuniões virtuais, a nossa Região vinha conduzindo trabalhos de altíssima qualidade”, comentou Bertolino.
“Vamos viver agora o pós-Covid e o que se espera é o crescimento da aviação no mundo. Para isso, as autoridades de aviação civil e os provedores de serviço de navegação aérea têm que estar preparados, levando em consideração as normas e métodos recomendados pela OACI. A questão ambiental configura como prioridade no meio da aviação mundial. Nós aqui do GREPECAS não podemos esquecer do nosso trabalho, esquecer dos projetos que foram feitos. Muitos hesitos foram alcançados”, concluiu.
Para o Subdiretor OACI NACC, Julio Siu, “nesta forma em que os grupos estão trabalhando tem que prevalecer a integração e a colaboração de todos os Estados entre si, como já mencionamos, e destes com a indústria, como parte de uma solução integrada para resolver e melhorar nossos níveis de segurança operacional”.
O esforço dos Diretores Regionais se faz crucial. “Não seria possível melhorar esta dinâmica se não fosse o esforço de cada membro das Oficinas, nossos Diretores e cada agente de mudança que tenha se tornado membro oficial da parte administrativa de cada Estado, buscando assegurar que o funcionamento colaborativo e conjunto se estabeleça. Uma visão não se torna realidade sem o esforço de todos”, ressaltou Rabbani.
Sobre a relevância da Reunião Conjunta GREPACAS-RASG-PA, o Secretário-Geral da OACI, Juan Carlos Salazar abordou a busca pelo retorno à performance da aviação civil no período pré-pandemia. “Este é um momento de crescimento em escala global da comunidade aérea, principalmente na região dos continentes americanos, que atingiram os níveis mais altos de recuperação no mundo”, comentou.
“A meta agora é superar amplamente o tráfego aéreo de antes, uma vez que estão aí muitas oportunidades de turismo e de negócios que estão se materializando dentro desta região”, enfatizou Salazar.
Seguindo seu discurso, o Secretário-Geral lembrou que este momento “é também uma oportunidade para apreciar como o progresso dos programas estatais de Segurança Operacional na região do Caribe e América do Sul que se beneficiam como parte de um alinhamento muito efetivo com o Plano Global de Navegação Aérea”.
Encerrando as palavras de abertura da Reunião Conjunta, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Fiorentini, trouxe como assunto a relevância do transporte aéreo para as sociedades. “Como país anfitrião, eu gostaria, aqui representando o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Batista Junior, de agradecer a presença de todas as autoridades e de todos os membros dos grupos RASG-PA e GREPECAS. Sabemos da importância da aviação para toda humanidade, não apenas no transporte regular, mas em momentos de crise, como o que acabamos de viver, no transporte de medicamentos, de alimentos e de doentes que precisam de socorro”.
“Vivemos um momento difícil, de crise, mas a aviação não parou, nem tampouco a Organização. Trabalhamos dentro das condições sanitárias permitidas, mas de maneira que a aviação pudesse seguir prestando esse apoio a toda população”, comentou o Brigadeiro Fiorentini. Fechando a abertura do evento, foi realizada uma homenagem ao Brigadeiro Bertolino, que está concluindo os serviços prestados como Vice-Presidente do GREPECAS.
A parte da tarde foi destinada aos debates e resoluções de Notas de Estudo com muita participação entre os dois grupos para a aprovação dos termos de referência de colaboração mútua. O GREPECAS foi criado pelo Conselho da OACI em 1990 e é coordenado pelos Escritórios Regionais. Os programas compreendem diferentes áreas da navegação aérea e seus objetivos estratégicos estão voltados para segurança operacional, proteção ambiental e desenvolvimento de um transporte sustentável.
Fonte: DECEA
Foto: Fábio Maciel