Promovida pelo Ministério da Defesa (MD), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e com instituições de ensino superior de todo o País, a 25ª edição do Curso de Extensão em Defesa Nacional contou com a participação de quase duas mil pessoas, nas modalidades presencial e remota.
Destinado a alunos de graduação e pós-graduação, o treinamento acadêmico impulsiona o intercâmbio de conhecimentos e amplia o envolvimento da sociedade brasileira em estudos relacionados ao setor de Defesa. O Curso de Extensão, gratuito, ocorreu entre os dias 17 e 21 de outubro no auditório da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus e, também, em formato virtual.
Durante o curso, foram abordados assuntos como a “Análise dos conceitos de Segurança e Defesa adotados pelo Ministério da Defesa”, “A relação entre a Inteligência de Estado e a Defesa Nacional”, e “A atuação do Comando Militar da Amazônia (CMA) nas operações interagências”. Outros temas de destaque foram “Os projetos estratégicos das Forças Armadas” e “A relação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) com a Defesa Nacional”.
Workshop
O Ministério da Defesa, por meio da Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG) promove, no mês de novembro, o “I Workshop de Saúde Operacional”. A finalidade do evento é contribuir para o constante aperfeiçoamento da interoperabilidade e do cuidado das Forças Armadas (FA) com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.
O encontro contará com a participação de especialistas no assunto das três Forças Singulares, bem como de instrutores externos. Serão abordados temas com ênfase na Psicologia Operacional, que tem crescido de significado e adquirido relevante papel nos últimos tempos, em operações no Brasil e no exterior.
O público-alvo são militares da área de Saúde das FA, das Polícias Militares, dos Corpos de Bombeiros Militares, além de civis dos serviços de atendimento médico de urgência (Samu); ou seja, profissionais que trabalham, cotidianamente, na área de Saúde Operacional.
Para se inscrever, as orientações são diferentes para cada modalidade e público. Civis devem informar nome completo, e-mail para envio do certificado, profissão e empresa na qual trabalham. Militares, por sua vez, devem informar nome completo, e-mail, qual Força integram, posto, graduação, especialidade e organização militar.
As inscrições para a atividade presencial deverão ser feitas pelo e-mail: barbara.coelho@defesa.gov.br. Também será disponibilizado site para acompanhamento a distância (WEBINAR). Os interessados devem se inscrever por meio de formulário disponível no Microsoft Teams.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança