A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) recebeu militares de várias unidades para encerrar as festividades da Semana do QCO em comemoração do aniversário do Quadro Complementar de Oficiais (QCO), que é 2 de outubro. O encontro marcou também as comemorações dos 30 anos da entrada da mulher na carreira militar da Força Terrestre. As atividades da semana abordaram temas como “Os 30 anos da entrada da mulher na carreira militar” e “A enfermagem no Brasil e sua contribuição para a carreira militar”.
O Exército criou o QCO em 1989, com a missão de atuar nas atividades-meio da Força, combinando formação acadêmica adquirida em instituições civis, em áreas estratégicas de conhecimento, e formação militar ministrada pela ESFCEx. A primeira turma de oficiais foi formada em 1990.
O Quadro Complementar de Oficiais, além de possibilitar o ingresso de profissionais de várias áreas de interesse do Exército, distingue-se por ter sido o primeiro a permitir a entrada das mulheres em estabelecimentos de ensino militar, marco assinalado em 1992. Por tal razão, o quadro tem como patrono a heroína baiana Maria Quitéria de Jesus, personagem que entrou para a história brasileira como a primeira mulher a atuar nas fileiras do Exército Brasileiro no campo de batalha.
A integrante da Turma de 1992, Simone Sales, conta que o ineditismo a motivou a integrar a turma pioneira e, apesar de não mais fazer parte da Força Terrestre, fez questão de estar no evento para comemorar e prestigiar o quadro e a instituição que lhe deram valores e ensinamentos que emprega na vida, e em especial, no trabalho que exerce no Congresso Nacional, onde atua como jornalista.
Neste ano, as paredes ganharam placas alusivas à passagem dos 30, 25, 20 e 10 anos das turmas de 1992, 1996, 2002 e 2012, respectivamente. Os nomes dos integrantes, eternizados nas placas douradas da Escola, contam histórias de superação, de sucesso, mas sobretudo de amizade e comprometimento com a Pátria. “A Escola representa a existência e o compromisso dos profissionais do QCO, os laços, construídos durante a formação e ao longo da carreira, trazem, de tempos em tempos, as turmas de volta às terras seculares para renovar seus votos com o Exército”, conta o Coronel Silva Castro, da turma de 1996.
As homenagens ao Quadro Complementar de Oficiais destacam, com justiça, os militares que, envergando os valores e as tradições do Exército Brasileiro, com elevada capacidade técnica e acadêmica, sintetizam os versos do poeta Castro Alves: “Nem cora o livro de ombrear co’o sabre… Nem cora o sabre de chamá-lo irmão…” No mesmo entendimento, o quadro é simbolizado pela figura do sabre amparado pelo triângulo isósceles, representando o conhecimento acadêmico em combinação com as atividades militares.
O integrante do QCO trabalha aliando o rigor no cumprimento dos deveres militares à coragem para o assessoramento leal, justo e profissional às instâncias de comando do Exército. “São profissionais de excelência que contribuem para o engrandecimento do Exército Brasileiro e o progresso do Brasil e têm a ESFCEx como elo e importante vetor para o espírito de corpo do Quadro”, destacou o Comandante da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército, Coronel André Sodré Lira Brandão.
Presenças
A cerimônia contou com a presença do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, do Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, do Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão Ricardo Piai Carmona, de integrantes das turmas de 1992, 1996, 2002 e 2012 e de amigos e familiares.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança