A 20ª Reunião de Conversações entre os Estados-Maiores das Forças Aéreas do Brasil e do Chile aconteceu nessa quarta-feira (05), na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF). O encontro revisou o Programa de Atividades Bilaterais de 2022 e decidiu as ações para os próximos dois anos.
Na oportunidade, foram discutidos temas sobre intercâmbios e trocas de experiências em diversas áreas, como: satélites de observação terrestre; investigações de acidentes aéreos; emprego operacional de aeronave MH-60M (variante do H-60L Black Hawk); regimento de artilharia antiaérea; sobrevivência na neve; Sistemas de Gestão de Segurança Operacional empregado em Operações Antárticas; treinamento de paraquedismo; intercâmbio operacional entre esquadrilhas de demonstração do Brasil e do Chile; dentre outros assuntos de interesse das duas Forças.
O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e o Chefe do Estado-Maior Geral da Força Aérea do Chile (FACh), General de Aviação Roberto Javier Avendaño Veloso, confirmaram o cumprimento das atividades acordadas e ressaltaram como os acordos de cooperação entre as duas Instituições têm fortalecido os vínculos de amizade e fraternidade.
Segundo o Tenente-Brigadeiro Damasceno, o programa visa o compartilhamento de experiências operacionais e conhecimentos técnico-profissionais entre as instituições. “É uma alegria estarmos reunidos novamente depois de um longo período da pandemia. Mesmo diante desse problema, nunca enfraquecemos nossos laços. A força dessa relação é ratificada sobretudo com o Exercício Salitre, que ocorrerá neste mês no Chile, e o Exercício Cruzex, previsto para acontecer no Brasil em 2024”, completou o Oficial-General.
De acordo com o Chefe do Estado-Maior Geral da FACh, entre as Forças Aéreas do Chile e do Brasil há uma relação muito estreita. “Agradeço os nossos laços de confiança e nossas trocas de experiências. E, além disso, ressalto o esforço de cooperação em treinamentos como a Salitre e a Cruzex”, pontuou o General Avendaño.
Participaram também da reunião, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; o Chefe da Segunda Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior; dentre outros militares. Pela FACh, estiveram presentes o Diretor de Relações Internacionais da Força Aérea do Chile, Coronel Aviador Renato Javier Erbetta Núñez; e o Adido Aeronáutico do Chile no Brasil, Coronel Aviador Percy Andrés Gómez Solís.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança