Em setembro de 2022, os militares do XVII Contingente Brasileiro que serão desdobrados na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), iniciaram o adestramento para compor o estado-maior da Brigada Espanhola que irá atuar no Líbano, sob a égide da ONU, de novembro de 2022 até maio de 2023.
O contingente brasileiro é composto por sete militares. O período de preparação combinada consiste em duas fases, ocorrendo durante o mês de setembro e outubro de 2022, na cidade de Almería, sul da Espanha, sede da Brigada da Legião Espanhola “Rey Alfonso XIII”, unidade de elite do Exército Espanhol, que será responsável pelo Setor Leste da Área de Operações da UNIFIL.
Na primeira fase, os militares brasileiros participam de atividades de tiro com armamento espanhol, ações contra-explosivos improvisadas, primeiros socorros, procedimentos padronizados para o exercício da função, dentre outras, simulando o que poderá ser encontrado na futura área de operação.
Na segunda fase, a Brigada da Legião Espanhola será submetida a avaliações por parte de sua Força Terrestre e Ministério da Defesa, na qual o contingente brasileiro estará incorporado nas diversas funções de estado-maior. Findo este período, haverá a complementação da preparação e deslocamento para a Base Miguel de Cervantes, na cidade de Marjayoun, no Líbano.
Workshop
O Centro de Doutrina do Exército, representado pelo Coronel Vinicius Gonçalves Souza, juntamente com representantes da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, participaram em setembro do 2º Workshop de revisão do United Nations Military Combat Transport Unit Manual. O evento, realizado no Quartel General das Forças Armadas do Marrocos, na cidade de Rabat, contou com a presença de representantes da Áustria, Gana, Bangladesh e Nigéria, além do país anfitrião, e do Quartel General das Organização das Nações Unidas (ONU).
Planejada e coordenada pelo Office of Military Affairs da ONU, a atividade teve o objetivo de realizar a apreciação das sugestões e críticas recebidas pelas agências e pelas diversas missões de paz desdobras pela ONU, após a elaboração da 1ª minuta elaborada no 1º Workshop, realizado na Áustria.
Fruto de quatro dias de discussão doutrinária, a nova minuta consolida o texto formulado pelos especialistas, com as boas práticas apontadas pelas unidades de transporte desdobradas no terreno. O documento aborda a missão, a organização, as capacidades operativas, as atividades e tarefas, e propõe um guia para a preparação da tropa e as diretrizes de avaliação da unidade antes e durante a missão.
A minuta será apresentada pela representante do Office of Military Affairs para aprovação do Departament of Peace Operations e do Departament of Operational Support.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança