O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciou a segunda edição da Feira Brasileira do Grafeno e o 1º Simpósio Brasileiro de Materiais Avançados, a serem realizados de 2 a 4 de maio de 2023 no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com a instituição rio-grandense. O anúncio foi feito durante visita técnica realizada pela equipe do MCTI ao campus da universidade com a participação do ministro da pasta.
O ministro participou da cerimônia de descerramento da placa da 2ª fase da Ampliação do TecnoUCS com investimentos da Finep. A TecnoUCS é um polo de referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam demandas empresariais. A segunda fase do projeto tem como objetivo ampliar e modernizar a estrutura do ambiente de inovação da UCS, fomentando o ecossistema de inovação da serra gaúcha.
Em sua fala, o ministro lembrou do sucesso da primeira Feira, realizada em 2021 e destacou que a nova edição será uma oportunidade para aproximar o que está sendo feito em pesquisa e desenvolvimento em nióbio, grafeno, terras raras e outros materiais avançados de iniciativas do setor produtivo. Segundo ele, muitas soluções envolvendo essas tecnologias vão fazer parte do nosso cotidiano em um futuro breve, e elogiou os empreendedores de Caxias do Sul pelas iniciativas em um ambiente de grandes oportunidades. Na ocasião, o ministro também foi agraciado com a medalha Reitor Virvi Ramos de Mérito Científico como reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade e à UCS.
Mais cedo, a comitiva do MCTI realizou visita técnica à área de pesquisa em Saúde e o Laboratório de Terapia Celular Avançada, onde pode conhecer pesquisas realizadas com grafeno e células-tronco, exibindo resultados promissores. A comitiva também visitou as instalações do Instituto Hospital Veterinário, que concentra ensino, pesquisa e atendimento a animais de pequeno e grande porte, além de um zoológico para animais silvestres resgatados.
Em seguida, o a equipe do MCTI se dirigiu à UCSGraphene, a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina em operação. Resultado de 15 anos de pesquisa e inovação tecnológica, a planta tem capacidade de produção de até 500 kg do material por ano, podendo ser ampliada para produzir até 5 toneladas anualmente. A UCSGRAPHENE é uma Unidade EMPRAPII credenciada para atuar na área automotiva com foco em: materiais avançados, compósitos, e nanocompósitos de alto desempenho, com foco no desenvolvimento de melhorias nos processos produtivos de componentes automotivos e estudos para aplicação de grafeno e outros materiais em escala industrial. Na visita técnica, os técnicos do MCTI puderam verificar a tecnologia de produção do grafeno e sua aplicação em diversos produtos, como autopeças, capacetes, dispositivos à prova de balas, vestuário, entre outros.
Concluindo a agenda na serra gaúcha, o ministro e a comitiva do MCTI fizeram um tour pela 1ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação com exposição dos hubs de inovação de Caxias do Sul. Diferentes empresas residentes do Parque Tecnológico TecnoUCS apresentaram seus projetos e produtos, que vão desde aplicações em construção, metal-mecânica, agroindústria e tecnologia assistiva a realidade virtual e aeronaves não-tripuladas.
Foto: Neila Rocha (SEAPC / MCTI)
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança